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22/05/2013 às 13:50
A aprovação dos usuários aumentou 16% no primeiro quadrimestre deste ano
BRASÍLIA (22/5/13) -Aumentaram em 16% os elogios da população aos serviços prestados pela saúde pública do DF no primeiro quadrimestre deste ano, período em que as reclamações despencaram expressivos 28%, segundo dados da Ouvidoria da Secretaria de Saúde divulgados hoje.
“O elogio reflete a melhoria do serviço e o reconhecimento de uma atitude que foi feita de forma certa e além do que era esperado. Quando recebemos dados como estes, a secretaria e os profissionais se sentem estimulados a desempenharem, melhor ainda, suas funções”, destacou a assessora da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, Zilmome Lustosa.
De acordo com dados dos relatórios anuais do órgão, as manifestações aumentaram neste ano, se comparadas aos índices registrados em 2010, 2011 e 2012, devido à ampla divulgação dos canais de acesso à Ouvidoria.
“A maioria das pessoas não entra em contato para fazer elogios. Normalmente elas procuram para reclamar de algo que está em desagrado. Ao ver esse retorno positivo e a diminuição das reclamações, percebemos que a população está mais atenta às mudanças positivas na saúde”, completou Zilmone.
O maior envolvimento da comunidade com a fiscalização do sistema público de saúde aumentou a demanda da Ouvidoria em 29% em 2011, em relação ao ano anterior.
DEMANDA – Ao comparar 2011 e 2012, houve aumento de 52% nos elogios e 26% nas informações, contudo, se analisados os números de 2010 e 2012, foi registrado aumento significativo de 172% nos elogios e 106% nas sugestões.
As denúncias relacionadas às irregularidades administrativas são encaminhadas à Corregedoria da Saúde, criada em 2011.
Para entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria de Saúde é só ligar para 160, de segunda a sábado, de 7.00 às 19.00.
(F.M./M.M.)