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24/05/2013 às 11:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Servidores do Procon-DF são preparados para orientar consumidores
BRASÍLIA (24/5/13) – Servidores do Procon-DF participam até hoje de curso, no Banco Central, sobre prevenção ao aumento das dívidas dos consumidores brasileiros.
“Temos que estar preparados para orientar o consumidor impossibilitado de quitar seus débitos e temos também o dever de proteger e orientar o cidadão para que evite o superendividamento e que não caia nas armadilhas de instituições financeiras”, informou o diretor da autarquia, Todi Moreno.
O superendividamento é um fenômeno moderno e mundial em o devedor-pessoa física, consumidor, leigo e de boa-fé, fica impossibilitado de pagar todas as suas dívidas de consumo atuais e futuras devido à crescente oferta de crédito e ao consumo excessivo.
Por meio de palestras e painéis, os 30 funcionários do Procon-DF presentes ao Congresso Jurídico A Proteção do Consumidor no Mercado de Crédito são informados sobre educação financeira, regulação e fiscalização da concessão de crédito, informação como prevenção, transparência na oferta de crédito e contratos bancários.
Dicas de prevenção:
– Não gaste mais do que você ganha;
– Tenha cuidado com crédito fácil;
– Não assuma dívida sem antes refletir e falar com sua família;
– Leia o contrato e os prospectos;
– Exija informação sobre as taxas de juros mensais e anuais;
– Exija o prévio cálculo do valor total da dívida e avalie se é compatível com sua renda;
– Compare as taxas de juros dos concorrentes;
– Não assuma dívidas em benefícios de terceiros;
– Não forneça seus dados por telefone ou pela internet;
– Reserve parte de sua renda para as despesas de sobrevivência.
(I.F./C.C.)