27/05/2013 às 21:38

Pessoas com deficiência terão atendimento facilitado

Parceria entre a Secretaria de Justiça e Agefis reduzirá burocracia para quem busca acessibilidade

Por Da Redação, com informações da Sejus


. Foto: Hmenon Oliveira – 27/05/2013

BRASÍLIA (27/5/13) – As reclamações das pessoas com deficiência sobre a falta de acessibilidade serão resolvidas de forma mais ágil com o lançamento de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).

 

“O atendimento feito em conjunto vai encurtar as distâncias entre a demanda da pessoa com deficiência e a sua solução. Vamos ganhar o tempo gasto com a burocracia, com envio de ofícios. A demanda chega e já começa seu atendimento”, explicou o secretário de Justiça, Alírio Neto.

 

A proposta é que no momento em que uma pessoa registrar uma demanda, seja sobre falta de rampas em estabelecimentos ou até cardápios sem a opção de leitura em braile, esta seja atendida de imediato, para evitar assim que a Sejus tenha de solicitar por escrito ação da Agefis.

 

O subsecretário de Defesa da Pessoa com Deficiência, César Pessoa, explicou que a Agefis estará mais perto do deficiente, e sua atuação será em parceria com a Sejus, pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Subdef), que conhece as necessidades dos beneficiados.

 

Em 30 dias, a equipe da Agefis atuará na Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde), localizada na estação do Metrô da 114 Sul, para dar celeridade ao atendimento de até 400 pessoas por dia.

 

A Corde atende demandas sobre habitação, defensoria pública e Passe Livre, além de abrigar a Central de Libras e a Gerência de Órtese e Prótese, exclusivas da pessoa com deficiência.

 

Também faz parte da parceria o agendamento de visitas a estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, hotéis e similares, com o objetivo de dúvidas sobre acessibilidade e orientar os gestores sobre procedimentos para atender bem o deficiente.

 

(I.F./C.C.)