29/05/2013 às 14:35

Novos blindados da PM trazem mais segurança para grandes eventos

Veículos foram fabricados sob medida e ajudarão a segurança de grandes eventos e manifestações

Por Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira – 29/05/2013

BRASÍLIA (29/5/13) – Com câmeras altamente precisas, com capacidade de identificar rostos e placas de carro num raio de mais de 300 metros, os novos blindados da PMDF, apresentados à imprensa hoje, ajudarão a polícia a realizar ações em eventos com grande aglomeração de pessoas.

 

“Trata-se de um projeto exclusivo, que uniu tudo que há de mais moderno, já existente em outros veículos, para atender as necessidades do DF, num investimento de mais de R$3 milhões”, afirmou a tenente-coronel Cynthiane Santos, comandante do Batalhão Policiamento de Choque da PMDF.

 

Cada um dos dois Centurion –como foram batizados- custou R$1,625 milhão, e eles substituirão o único veículo deste tipo que a PM dispõe hoje, em operação há 26 anos.

 

Eles serão utilizados na vigilância de eventos onde há grande aglomeração de pessoas, como jogos de futebol e festas de rua, e para a dispersão de manifestações violentas.

 

“Há dois anos o projeto foi elaborado e, desde então, policiais têm visitado a fábrica dos blindados, em São Paulo, para acompanhar a sua produção”, contou a tenente-coronel, na manhã de hoje, durante coletiva de imprensa para apresentação dos dois carros.

 

No evento foi demonstrado como os Centurion serão utilizados para dispersar uma multidão em uma manifestação violenta, além de outras manobras de policiamento do Batalhão de Choque utilizando carros e motos.

 

Os veículos são equipados com dispositivos não letais, como jato de água, e também são capazes de combater pequenos incêndios, além de possuírem câmeras de alta capacidade que conseguem identificar rostos e placas de carros num raio de mais de 300 metros.

 

Os novos blindados da PM, que transportam até 21 pessoas, dispõem de pás limpa-trilhos que conseguem desobstruir ruas fechadas com pedras e pedaços de madeira, por exemplo.

 

ESTRÉIA – Um dos Centurion foi utilizado no patrulhamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha durante o jogo Santos e Flamengo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, no último domingo.

 

“Ele foi estacionado no complexo esportivo e sua câmera que tem uma alta capacidade de zoom foi utilizada para monitoramento, sempre que houvesse algum grupo se desentendendo, por exemplo, ela identificaria e uma viatura menor seria mandada para o local”, explicou o capitão Bruno Rocha, comandante do Pelotão de Choque da PMDF.

 

Nos jogos da Copa das Confederações, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, quando a capital receberá partidas da primeira fase do torneio de futebol, serão utilizados os dois blindados, que têm vida útil de 25 anos.

 

“Nossa tropa recebeu um treinamento específico para operar os veículos, a fim de evitar que qualquer pessoa saia ferida, afinal sua única função é dispersar manifestações não pacíficas quando todas as outras possibilidades de negociação já tenham se esgotado”, completou o capitão.

 

Cada um dos novos Centurions tem capacidade de carga de até 33 toneladas, motores com 440 cavalos de força e rodar 50km com os pneus furados.

 

(M.M.)