02/06/2013 às 17:11

Áreas centrais de Brasília terão ciclovia

Até abril de 2014 os dois lados do Eixo Monumental oferecerão percurso para ciclistas

Por Leandro Cipriano e Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto: Andre Sousa – 27/05/2013

BRASÍLIA (1/6/13) – Cerca de 15km de ciclovia nas áreas centrais de Brasília estão em construção no Eixo Monumental como parte do projeto de mobilidade e acessibilidade urbana para ampliar o uso de bicicletas na capital.

 

“Estamos adaptando a poligonal tombada às necessidades modernas da capital, privilegiando o ciclismo e sem alterar o tombamento. Todas as cidades do mundo, inclusive as tombadas, têm investido em outros modais de transporte”, afirmou hoje o secretário-adjunto de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Rafael Oliveira.

 

A ciclovia, prevista para estar concluída até abril de 2014, percorrerá os dois lados do Eixo Monumental – na altura da Rodoferroviária até o acesso principal da Ponte JK -, e passará pela Torre de TV, Congresso Nacional e Esplanada dos Ministérios.

 

O secretário destacou que a principal vantagem da obra será conectar vários pontos da cidade, e auxiliar os habitantes a transitar com mais facilidade.

 

“O projeto também prevê bicicletários nos ministérios, banheiros públicos e paisagismo, com árvores nativas do cerrado ao longo da Esplanada”, ressaltou Oliveira.

 

O secretário-adjunto explicou que as mais de 300 árvores –entre ipês, quaresmeiras e paineiras– a serem plantadas não ocuparão o gramado central, ficando próximo à ciclovia e sem atrapalhar a visão principal dos prédios.

 

Segundo a diretora de Obras Especiais, Maruska Lima, o trecho da ciclovia mais adiantado são os três quilômetros que passam pela Esplanada, com cerca de 20% das obras concluídas: “A expectativa é que essa parte seja concluída em até oito meses”, informou.

 

A obra foi desenvolvida pela Sedhab e a execução é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com a aprovação do governo federal e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Rafael Oliveira lembrou que o projeto faz parte de uma série de melhorias na mobilidade urbana da capital, entre elas a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais no Setor Comercial Sul, e um túnel para ligar o Parque da Cidade ao Centro de Convenções.

(M.M.)