03/06/2013 às 11:01, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Brasília sedia 1º Congresso de Meio Ambiente e Empreendedorismo

Evento organizado pelo GDF será aberto ao público em geral

Por Caio d´Arcanchy, da Agência Brasília

BRASÍLIA (3/6/13) – Brasília será sede, amanhã, do 1º Congresso de Meio Ambiente e Empreendedorismo –Comae– organizado pelo GDF e aberto para a população.

 

“Este é um importante espaço de interlocução para fomentar a geração de empregos e elevar a renda e a competitividade dos empreendedores ambientais”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão.

 

O Comae reunirá autoridades e representantes da sociedade civil para promover debates, formação e capacitação de empreendedores a respeito de economia verde e geração de empregos para o desenvolvimento sustentável.

 

Um dos organizadores do evento, o subsecretário de Programas e Projetos Especiais da Semarh, Rodrigo Delmasso, citou as casas populares para explicar o conceito de empreendimento ambiental.

 

“É possível fazer algumas construções em área com sensibilidade ambiental – o que tem sido visto com frequência –desde que com compensações, como utilizar madeira de reflorestamento, além de outras metodologias de construção que não agridem o meio ambiente”, relatou.

 

Ele acrescentou ainda que, “para Brasília ser a precursora desse novo modelo de negócio no país (empreendimento ambiental), precisamos definir diretrizes para o governo estimular, por exemplo, a economia verde através das compras publicas”.

 

A arquiteta e urbanista Maria Saeressig se inscreveu para participar do Comae como ouvinte e espera aprender mais sobre planejamento urbano que leva em conta o meio ambiente: “quero descobrir o que pode ser feito sob esse aspecto no planejamento das cidades”, avisou.

 

RECUPERAÇÃO – Além de discutir empreendedorismo ambiental, o Comae também mostrará os resultados de impactos ambientais no país com a apresentação do Mapa da Contaminação Ambiental.

 

O ex-deputado Federal Robson Rodovalho, um dos autores desse mapa, revelou que, desde a publicação – em 2008 -, muito pouco esforço tem sido feito para a recuperação dos 23 mil pontos de contaminação identificados.

 

“Parabenizo a iniciativa (realização do evento) e acho que vai ser importante fazer uma convergência de procedimentos para, primeiro, saber quais são as áreas contaminadas, e depois definir procedimentos para recuperar as áreas contaminadas”, destacou Rodovalho.

 

O Comae será realizado no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), das 9.00 às 18.00, e as inscrições podem ser feitas pela internet e também no local do evento.

 

Serviço

1º Congresso de Meio Ambiente e Empreendedorismo – Comae

Data: 4/6/2013

Hora: das 9h às 18h

Local: Auditório do Superior Tribunal de Justiça – SAFS, Quadra 06, Lote 01, Trecho 3

Inscrições: http://jotformz.com/form/31434776126657

(C.A./M.M.)