05/06/2013 às 13:20

UTI materna do HMIB será inaugurada amanhã

Unidade conta com 10 leitos exclusivos para gestantes de risco

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura – 14/04/2013

BRASÍLIA (5/6/13) – A primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos exclusivos para gestantes com gravidez de risco e puérperas (mulheres no período pós-parto), da rede pública de Saúde do DF, será inaugurada amanhã, às 10.00, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

 

“É uma das poucas UTIs exclusivas para mulheres no país e com certeza é a mais moderna”, destacou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

 

Segundo o chefe da unidade, Elton Luiz Berça, a sala contará com equipamentos sofisticados como camas elétricas, ar condicionado central, novas instalações elétricas com sistema de segurança e monitores de última geração para avaliar o estado de saúde da paciente.

 

O local poderá atender pacientes que apresentaram a pré-eclâmpsia (pressão alta), síndromes hemorrágicas, além de outras doenças pré-existentes ou que se superpõem à gravidez, como cardiopatias, insuficiência cardíaca e cetoacidose diabética (falta de insulina).

 

A UTI Materna faz parte do Plano de Ação da Rede Cegonha do Distrito Federal, que estima a necessidade de 36 leitos de UTI para atender às gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal e municípios do Entorno.

 

“Sabemos que ainda não é suficiente, mas é uma grande conquista. Estamos nos adequando ao perfil de hospital especializado – Materno-Infantil (HMIB)”, relatou Berça.

 

Atualmente, o HMIB conta com 86 leitos de UTI divididos entre as especialidades UTI Neonatal, Pediátrica e Unidade de Cuidados Semi-intensivos, que atendem uma demanda de 600 partos por mês.

 

Com a nova UTI Materna, a unidade internará pacientes procedentes do próprio hospital e de toda a rede pública de Saúde do DF, em que o acesso será com regulação de internação hospitalar.

 

Serviço

Inauguração Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Local: Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB)

Horário: 10.00