07/06/2013 às 20:45, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Brasília e Argélia negociam acordo de cooperação técnica

Embaixador Djamel-Eddine Bennaoum visitou hoje o governador Agnelo Queiroz para estreitar as relações econômicas com a capital

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto:Roberto Castro/GDF-07/06/2013

BRASÍLIA (7/6/13) – Um acordo de cooperação técnica entre Brasília e Argel (capital da Argélia), com o objetivo de estreitar as relações econômicas entre as duas cidades, foi discutido hoje pelo embaixador do país africano, Djamel-Eddine Bennaoum, ao visitar o governador Agnelo Queiroz.

 

“Iniciamos com São Paulo e Recife a mesma negociação, e também desejamos fazer o mesmo com Brasília, que possui uma experiência importante no setor econômico”, afirmou Djamel-Eddine.

 

Em 2011, os negócios entre Brasil e Argélia atingiram cerca de R$ 4 bilhões, divididos em projetos de cooperação técnica de agropecuária, meio ambiente, saúde, além de formação profissional em artesanato mineral e lapidação de joias.

 

O embaixador lembrou ainda que os dois países também possuem uma excelente relação diplomática: o Brasil foi o primeiro na América Latina a abrir uma embaixada na Argélia, e atualmente é o segundo maior parceiro comercial na África.

 

“(Esse acordo) é um resgate importante da proximidade dos dois países, que paralelamente contribui para aproximar mais as duas culturas e capitais”, destacou o governador Agnelo Queiroz, que recebeu de presente de Djamel-Eddine um livro sobre a história da Argélia e tâmaras – fruta nativa do país.

 

Durante a reunião também foi discutido a possibilidade do GDF e a embaixada organizarem juntos em novembro, na capital federal, a Semana Cultural da Argélia, em homenagem a luta pela independência do país africano.

 

(L.C/J.S)