07/06/2013 às 23:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Metrô-DF terá vagão para mulheres e pessoas com necessidades especiais

Espaço exclusivo funcionará em julho, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, e não se aplica aos feriados

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito/11/03/2011

BRASÍLIA (7/6/13) – A partir de 1º de julho as mulheres e pessoas com necessidades especiais terão, em caráter experimental, um espaço reservado no sistema metroviário, de acordo com o anúncio feito hoje pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

 

“Julho será o mês de testes para sabermos como as pessoas e o próprio sistema irão reagir à mudança. Vamos avaliar a situação de acordo com os ajustes necessários, pois nosso foco é sempre a satisfação dos usuários”, informou a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi.

 

O espaço exclusivo será um dos trens que atualmente é destinado aos cadeirantes, e funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (das 6.45 às 8.45 e de 16.45 às 20.15), e não se aplica aos feriados.

 

“É importante destacar que as pessoas podem optar em usar o espaço exclusivo. Ele ficará no primeiro carro do metrô, próximo à cabine do motorista, enquanto os outros serão de uso misto”, explicou Longhi.

 

LEI – A Lei 4.848/2012 estabeleceu que o metrô tivesse um local exclusivo para as mulheres e pessoas com necessidades especiais desde julho do ano passado.

 

“Estamos cumprindo o compromisso com a Câmara Legislativa de implementar a lei. Contudo, é preciso esse tempo para testes e organizar o sistema”, ressaltou a presidente do Metrô-DF.

 

O sistema metroviário do Distrito Federal tem 29 estações, que atendem mais de 160 mil pessoas por dia.