09/06/2013 às 14:52

Cadastro das redes de água e de esgoto do DF é informatizado

Caesb utilizou softwares livres, sem custos para a empresa

Por Da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)


. Foto: Divulgação/Caesb/9/04/2013

BRASÍLIA (9/6/13) – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu a informatização de todos os sistemas, cadastros e redes de água e esgoto, que serão agora assistidos por sistemas de geotecnologia que permitirão à empresa monitorar com mais eficiência sua estrutura e otimizar a qualidade de seus serviços.

 

Com o uso de softwares livres, ou seja, que são disponibilizados gratuitamente e possuem código aberto, a empresa integrou dados operacionais e de apoio à operação, e cadastrou redes de água e esgoto de todo o DF e Águas Lindas (GO), que totalizam aproximadamente 15 mil quilômetros.

 

A empresa migrou os dados do desenho assistido por computador (CAD) para o sistema de informações geográficas (GIS), que permite o acesso ao cadastro tanto via intranet (rede interna de computadores) como via internet por todos os colaboradores da empresa.

 

A vantagem do uso dessa solução é que ela possibilita o planejamento de manutenções preventivas, a melhoria na operação, além de análises históricas complexas para projetos e estudos de perdas de água.

 

PIONEIRA – A Caesb foi uma das pioneiras do país na informatização do cadastro técnico de redes de água e esgoto, quando converteu toda sua base de plantas em papel para o meio digital ainda em 1998.

 

Naquela época, a experiência em consultar as plantas por um meio eletrônico provocou grandes mudanças na forma de atuação das áreas técnicas da companhia.

 

Em 2008, com a criação da Superintendência de Suporte a Expansão e Operação, foram intensificados os esforços para se ter um banco de cadastros que pudesse interligar dados técnicos, comerciais e de manutenção a fim de obter uma informação unificada.

 

A gestão do conhecimento foi muito importante para o sucesso do trabalho, uma vez que toda experiência foi divulgada em procedimentos e manuais que podem ser acessados pelos colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da Caesb.

 

A solução adotada pela Caesb usou softwares disponibilizados gratuitamente, o que demonstra que é possível desenvolver esse tipo de projeto sem custos financeiros.

(T.M./C.C.)