12/06/2013 às 18:57

BOPE vistoria carros de delegações

Trabalho tem como objetivo garantir segurança das equipes e foi feito com apoio de animais do Batalhão de Cães

Por Da Redação, com informações da Polícia Militar


. Foto: Elcio Nolasco – 12/06/2013

 BRASÍLIA (12/6/2013)- Os policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram, hoje, uma varredura nos veículos que serão usados pelas delegações do Brasil e do Japão durante a Copa das Confederações e só devem liberá-los no momento em que as seleções precisarem deles.

 

“Esse cuidado (na liberação dos carros) é para evitar que alguém coloque algum agente químico ou explosivo dentro dos veículos após nossa varredura”, esclareceu o capitão do Bope, Ricardo Napoleão.

 

A vistoria foi realizada em três ônibus, duas vans, dois caminhões e quatro veículos utilitários para garantir que todos estejam sem nenhum tipo de explosivo ou material químico, biológico ou radioativo.

 

Dois cães da PM foram utilizados, e, segundo o capitão Renato Cezário, cada animal é capaz de vistoriar em 30 segundos uma área em que, com equipamentos, demoraria dez minutos: “a quantidade de erros também é bem menor com o uso do cão”, acrescentou.

 

Além dos veículos, a PMDF verificará os Centros de Treinamentos Oficiais -onde os jogadores do Brasil e do Japão treina-, nos hotéis e no Estádio Nacional de Brasília.

 

As varreduras nos veículos prosseguem até segunda-feira, quando os últimos representantes das delegações deixam a cidade.

 

(H.O)