Circulação de pessoas com deficiência será facilitada durante jogo de abertura da Copa das Confederações

" />

 

Circulação de pessoas com deficiência será facilitada durante jogo de abertura da Copa das Confederações

">

13/06/2013 às 16:19, atualizado em 12/05/2016 às 18:14

Acessibilidade garantida nas áreas interna e externa do Mané Garrincha

selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01

 

Circulação de pessoas com deficiência será facilitada durante jogo de abertura da Copa das Confederações

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura – 18/05/2013

BRASÍLIA (13/6/2013) – A acessibilidade está garantida para a abertura da Copa das Confederações, neste sábado (15), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, com iniciativa que facilitará a circulação de pessoas com deficiências auditiva, visual e de locomoção.

 

“Antes desse evento desportivo, fizemos diagnósticos na final do Candangão e no jogo entre Santos e Flamengo para avaliar os pontos que precisavam ser implementados e melhorados”, afirmou a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para acessibilidade, Suzana Dalet.

 

Além de identificar as deficiências estruturais dentro do estádio, de acordo com Dalet, técnicos fizeram o trajeto que o expectador fará a pé e levantaram pontos que deveriam ser adaptados também na parte externa, ação que resultou em um relatório, enviado aos órgãos competentes.

 

Uma novidade, inédita em partidas de futebol no Brasil e que será implantada no jogo inaugural, é o serviço de transmissão e legenda em tempo real (closed caption), acessível por dispositivos móveis e PCs, pela internet, no site do Pnud (www.pnud.org.br).

 

As pessoas com deficiência também contarão com o auxílio de 1,5 mil integrantes do Programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte e coordenado pelo Pnud, que receberam treinamento básico em acessibilidade para atuar durante a partida.

 

A cerimônia de abertura será traduzida em Libras pelos telões, e intérpretes estarão disponíveis em caso de necessidades específicas.

 

Além disso, bares e restaurantes no interior do estádio terão cardápios adaptados às necessidades de cegos e pessoas com deficiência visual.

 

O diagnóstico de acessibilidade foi realizado no âmbito do Programa Viver sem Limite, coordenado pela Casa Civil do GDF e pela Coordenadoria de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Corde-DF), e servirá como referência para a Copa do Mundo de 2014.

 

PROCEDIMENTOS– Logo que chegarem próximo à arena, os carros que foram identificados, na aquisição dos ingressos, como destinados a pessoas com deficiência, podem estacionar nas áreas de números 14 e 14A, localizadas diante dos portões L e J, no Eixo Monumental.

 

Quem não se identificou terá a opção de usar o estacionamento 12 do Parque da Cidade e se deslocará até os portões L e J, local onde carrinhos de golfe estarão à disposição para fazer o translado do estacionamento até o anel interno do estádio.

 

Técnicos preparados para recepcionar pessoas com deficiência estarão na Central de Atendimento, localizada na entrada da arena, e acionarão via rádio os serviços especiais, como o acompanhamento até o assento preferencial, identificados no ato da compra dos ingressos.

 

Veja também:

Esquema de trânsito pronto para abertura da Copa das Confederações

Aeroporto se prepara para receber turistas na Copa das Confederações

Torcedores devem seguir medidas de segurança para entrar no estádio

 

(M.D.)