selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01


Copa das Confederações dá largada para investimentos no setor, aponta pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal

" /> selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01


Copa das Confederações dá largada para investimentos no setor, aponta pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal

">

13/06/2013 às 13:53, atualizado em 12/05/2016 às 18:14

Comércio de Brasília estima em 30% aumento de vendas neste sábado

selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01


Copa das Confederações dá largada para investimentos no setor, aponta pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal

Por Caio D'Arcanchy, da Agência Brasília


. Foto: Lula Lopes/11/12/2012

BRASÍLIA (13/6/13) – Por causa do público estimado em 70 mil pessoas que estará no centro de Brasília no próximo sábado, para a abertura da Copa das Confederações, o comércio da região se prepara para um movimento 30% maior.

“85% dos empresários acreditam em vendas superiores a 30%, principalmente no dia da abertura”, comemorou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF), Álvaro Silveira Júnior, ao citar pesquisa realizada em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Apesar do otimismo dos empresários, a pesquisa revela que 66% dos empresários do Distrito Federal não estão preparados para os grandes eventos que serão realizados na cidade.

Os motivos mais citados entre os comerciantes do Distrito Federal que ainda não estão preparados para o evento são carência de apoio governamental (28%), ausência de capital para investimento (25%) e falta de retorno para o negócio (13%).

Entre os comerciantes prontos para receber os eventos mundiais -34%-, a maioria afirma que investirá em treinamento (70%), ampliação do estoque (33%), aumento da variedade de produtos (28%), divulgação do estabelecimento (26%), contratação de mais funcionários (17%) e investimento em infraestrutura (8%).

O empresário Luiz Paulo Resende, consultor do Mc Donald´s do Brasília Shopping, está entre os que farão investimentos na contratação de pessoal e na ampliação de estoque.

“Para sábado, já modificamos as escalas de trabalho de forma a atender a essa demanda, que deve ser pelo menos 30% superior”, calcula Rezende, ao lembrar que no último jogo realizado no Estádio Nacional – 26 de maio entre Flamengo e Santos-, o movimento foi grande.

Em todos os casos de investimentos, a pesquisa da CDL/DF e do SPC Brasil confirma que, para 92% dos empresários, as melhorias serão permanentes para o comércio: “o nosso comércio vai melhorar”, disse o presidente da CDL/DF, Álvaro Silveira Júnior.

BARES E RESTAURANTES – Nos estabelecimentos que tradicionalmente abrem nos fins de semana e feriados, a expectativa de aumento nas vendas também é de alta, por isso vários deles prepararam programação especial para o dia do jogo.

É o caso do Armazém do Ferreira (CLS 202, bloco A, 57), que terá telão e programação musical com samba, e do Bar do Calaf (SBS blovo S), que também exibirá o jogo por meio de televisores instalados no bar.

“Começa ao meio-dia e vai até às seis da tarde”, afirmou o proprietário do Bar do Calaf, Venceslau Calaf.

Os sindicatos e associações de comerciantes de Brasília informaram à Agência Brasília que não há uma programação coordenada, e que, por isso, cada estabelecimento está livre para definir sua própria programação.

 

Veja também:

Esquema de trânsito pronto para abertura da Copa das Confederações

Aeroporto se prepara para receber turistas na Copa das Confederações

Torcedores devem seguir medidas de segurança para entrar no estádio

 

(C.D/T.V)