Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/06/2013 às 19:48, atualizado em 12/05/2016 às 17:54
Seminário da Sedhab amanhã (18) debaterá criação do Código de Posturas da cidade, conjunto de boas práticas com poder de lei
BRASÍLIA (17/6/13)– Para iniciar a elaboração de um Código de Posturas para o DF- regras de convívio nos espaços públicos comuns em grandes cidades-, a Secretaria de Habitação (Sedhab) realizará um seminário amanhã (18).
“Será uma lei inédita para disciplinar o cidadão e guiar ações do poder público, um avanço em relação ao convívio e utilização da cidade”, explicou a diretora de Normas Urbanas da Sedhab, Josiana Aguiar Wanderley.
O texto que será elaborado deverá abordar questões como higiene, sossego, segurança, preservação, ocupação dos espaços públicos, vizinhança, resíduos e dejetos, além de prever punição e definir o órgão responsável pela fiscalização em cada caso.
Responsáveis pela confecção ou revisão dos códigos de posturas em outras capitais, como Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), estudiosos, urbanistas e técnicos participarão do seminário, que dará início à elaboração da minuta do projeto de lei.
A expectativa da Sedhab é enviar a proposta para análise na Câmara Legislativa ainda este ano, já que a cidade carece de normas unificadas, pois desde 1964 tenta-se, sem sucesso, criar um instrumento desse tipo na capital federal.
Atualmente, há leis específicas no DF para publicidade em áreas públicas, poluição sonora e vários outros temas que compõem um código de posturas, mas são legislações incompletas e defasadas, o que impede, em muitos casos, a fiscalização do poder público.
“O que há é uma colcha de retalhos, queremos amarrar essa legislação, pois nossa preocupação primeira é que a população enxergue uma maneira nova de usar a cidade”, argumentou Josiana Aguiar Wanderley.
Quando aprovado, o Código de Conduta do Distrito Federal disciplinará o trabalho de órgãos fiscalizadores, como Agefis, SLU e Caesb, e corrigirá falhas que existem atualmente.
Serviço
Evento: Seminário Código de Posturas
Data: 18/6 (amanhã)
Horário: 09.00
Local: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) – Asa Norte.
Veja aqui a programação
(H.O./M.D)