Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/06/2013 às 16:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:54
Balanço divulgado hoje revelou que ação integrada de Bombeiros, Detran e polícias Civil e Militar foi essencial para garantir a realização do evento
BRASÍLIA (17/6/13) – A atuação estratégica das forças de Segurança Pública do DF para a abertura da Copa das Confederações foi considerada bem sucedida pelo secretário de Segurança, Sandro Avelar, durante balanço da festa hoje.
“Houve uma atuação perfeita das nossas corporações. Estávamos preparados e garantimos, de forma integrada, a realização do evento, que considero de absoluto sucesso”, destacou Avelar, durante coletiva de imprensa.
Segundo ele, durante as manifestações que ocorreram nas proximidades do evento, na sexta e sábado, a PM foi equilibrada e precisa. “Nós usamos o uso progressivo da força, priorizando o diálogo sempre, até o último momento”, disse.
Na avaliação do comandante-geral da corporação, Jooziel de Melo Freire, a polícia atendeu todas as vozes de comando fornecidas durante as operações.
“No sábado, quando cerca de 250 manifestantes decidiram entrar no estádio, encaminhamos os torcedores até as entradas e tivemos que intervir também para que torcedores aborrecidos não entrassem em confronto com manifestantes”, observou.
De acordo com o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier, na sexta-feira (14), as investigações apontam que a queima de pneus no Eixo Monumental teve a participação do grupo Copa para quem? e foi liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A entidade pagou aproximadamente R$30 mil para que ateassem fogo no local, o que configura financiamento para depredação de patrimônio público. “Nós identificamos nove lideranças, sendo que pelo menos três delas têm vínculos com parlamentares”, afirmou.
Segundo Xavier, foram detidas cinco pessoas relacionadas a essa ação, sendo três caminhoneiros e outras duas mulheres, que contrataram o serviço.
MANIFESTAÇÃO – Quanto ao movimento no sábado (15), o delegado informou que não há relação com a manifestação do dia anterior. “Nesse dia, detemos 19 pessoas e 10 menores por crimes como desacato, resistência e tumulto”, contabilizou.
Além dessas pessoas, também foi preso, na madrugada de sexta para sábado, em flagrante, um indivíduo que tentou cortar os fios dos sinaleiros na W3 Sul, próximo à quadra 703, em uma tentativa de causar transtorno no trânsito.
“A polícia agiu rápido e impediu essa ação. Nós tivemos o trânsito tranquilo, sem acidentes e sem retenção”, afirmou o diretor do Departamento de Trânsito (Detran), José Alves Bezerra.
O diretor contabilizou 31 veículos recolhidos, cerca de 40 multados, e uma pessoa presa por dirigir alcoolizada.
O chefe da Comunicação do Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Mauro Sérgio de Oliveira, disse, ainda, as equipes da força atuaram de forma rápida nas poucas ocorrências registradas.
“As condições de posicionamento das viaturas e a integração das corporações estavam excelentes, o que viabilizou a prestação do serviço rápido e de qualidade”, enalteceu.
Segundo ele, foram realizados 23 atendimentos, mas nenhuma ocorrência grave.
(A.S./M.M.)