18/06/2013 às 20:23

Hospital de Planaltina treina médicos e enfermeiros para classificação de risco

Unidade de saúde começa a trabalhar com sistema de triagem

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura – 24/08/2012

BRASÍLIA (18/6/2013) – Médicos e enfermeiros do Hospital de Planaltina serão treinados, entre hoje (18) e a próxima sexta-feira (21), para trabalhar com o Sistema de Triagem de Manchester, metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento.

 

“O protocolo tem tudo para melhorar o atendimento e quem mais ganha com isso é o usuário, que vai ser classificado com mais segurança”, disse o coordenador da Política Nacional de Humanização do Hospital de Planaltina, Fábio Tomaz da Silva.

 

Os profissionais farão uma prova para testar seus conhecimentos e, além disso, serão feitas as auditorias periódicas pelos instrutores da Secretaria de Saúde, para avaliação do novo sistema de triagem, que deve ser implantado na unidade em julho.

 

O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor, após isso, o paciente é direcionado para a sala de triagem, onde o enfermeiro identifica a queixa principal e, através dela, associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado.

 

O coordenador informa que o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, e as demais cores, branco, laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidos conforme a gravidade.

 

(K.I./M.M.)