20/06/2013 às 20:02

Projeto garantirá abastecimento de água a 170 mil pessoas

Programa Produtor de Água vai remunerar produtores rurais por conservação do solo e de mananciais

Por Da Secretaria de Agricultura

 PLANALTINA (20/6/2013)- Produtores rurais assinarão contrato com o GDF, neste sábado (22), para serem remunerados por serviços de conservação e recuperação do solo e dos mananciais da bacia do Ribeirão Pipiripau, projeto que vai ajudar a garantir o abastecimento de água a mais de 170 mil pessoas.

 

“O programa Produtor de Água na bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau é um importante instrumento de valorização dos serviços ambientais prestados pelos agricultores e para toda a sociedade do Distrito Federal”, avaliou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.

 

Os valores de remuneração variam de R$ 80 a R$ 200 por hectare – o valor é definido de acordo com a área e o tipo de serviço prestado.

 

O projeto vai ajudar no abastecimento das regiões de Planaltina e Sobradinho, além de viabilizar a produção agrícola aliada à preservação ambiental.

 

Atualmente, 50 produtores estão inscritos para atuar no projeto; 32 já iniciaram as atividades de preservação, com a assistência técnica da Emater-DF, e devem começar a receber pelos serviços prestados até o fim do ano.

 

Para marcar a assinatura do contrato dos novos participantes será realizado um grande evento em uma propriedade na área do Ribeirão Pipiripau, com a participação de produtores, autoridades e entidades de defesa do meio ambiente.

 

“O objetivo do evento é sensibilizar os produtores, mostrando in loco o resultado da preservação, e fazer com que mais tenham interesse em aderir ao programa”, explicou Sumar Ganem, coordenador do programa de Meio Ambiente da Emater-DF.

 

“Preservar traz benefícios ao produtor, que terá água disponível para produzir, ao governo, que gastará menos com tratamento, e aos moradores da cidade, que terão água de melhor qualidade”, disse o agricultor Gilmar Fernandes, um dos primeiros produtores de água na bacia do Ribeirão Pipiripau.

 

Produtor de Água


O projeto no Pipiripau faz parte do programa Produtor de Água, concebido pela Agência Nacional de Águas em 2001, que tem como objetivo a revitalização ambiental de bacias hidrográficas do Brasil.

 

A adesão ao Programa é voluntária e as ações incluem o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, adequação de estradas rurais e a conservação de solo e água em áreas produtivas, tais como lavouras e pastagens.

 

(M.D.)