21/06/2013 às 17:11

Saúde recebe mais oito aparelhos de telemedicina

Serviço permite envio de exames cardiológicos em tempo real para análise no Hospital do Coração, em São Paulo

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal – 13/03/2013

BRASÍLIA (21/6/13)- A Secretaria de Saúde recebeu mais oito aparelhos para ampliar a telemedicina, serviço que permite envio de exames cardiológicos em tempo real para análise no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo.

 

“A disponibilização desses exames vai ser um diferencial no atendimento e acompanhamento dos nossos pacientes cardiológicos”, avaliou Paulo Lisbão, coordenador-geral de Saúde de Brazlândia, cidade que receberá os equipamentos, onde até agora os atendimentos eram feitos somente com eletrocardiografia.

 

As aquisições são fruto de parceria com o Hcor e incluem cinco aparelhos de Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa)- que acompanha as variações da tensão arterial durante 24 horas- e três de Tele Holter, que registra o ritmo e a frequência cardíaca.

 

Essa tecnologia permite que os exames gerados nos aparelhos sejam avaliados on-line por médicos do Hcor, que devolvem os laudos em tempo real aos profissionais aqui em Brasília, uma forma mais eficiente e rápida de diagnosticar possíveis complicações no paciente.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, mais 11 hospitais da rede pública de saúde receberão aparelhos de telemedicina, entre eles estão o Hospital de Base, o HRAN e os hospitais regionais de Sobradinho, Paranoá, Guará, Planaltina, Santa Maria, Ceilândia e Gama.

 

Veja também:

Telemedicina faz mais de 6,3 mil exames

 Unidades de Saúde de Samambaia ganha Telemedicina

 

(H.O/M.D)