23/06/2013 às 14:13, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Projeto amplia renda de trabalhadores autônomos no DF

Pequenos empresários foram procurados -e achados- por iniciativa que transformou a vida de muitos deles; oportunidades continuam

Por Caio d' Arcanchy, da Agência Brasília

BRASÍLIA (23/6/13) – A renda de mais de 700 comerciantes das 17 Regiões Administrativas (RAs) com menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Distrito Federal foi multiplicada após a visita de agentes do Estado que, de porta em porta, identificaram e aprimoraram o potencial de cada um.

 

Francisca Dos Santos Foto Brito 1

“Eu sabia o que queria fazer, mas não sabia se era viável. Hoje ganho um salário que não acreditava (poder ganhar)”, afirmou Francisca dos Santos, costureira que sustenta quatro filhos com a renda de uma pequena confecção de bonecas montada em sua casa, no Itapoã.
 

Ex-empregada doméstica, Francisca aprendeu a costurar sozinha, “orientada” pelas roupas e bonecas de pano que desmanchava para saber como eram feitas.

 

Se isso parece difícil, imagina o incômodo que ela sentiu quando foi chamada de burra pela professora na única vez que pode fazer um curso de confecções em crochê.

 

A ofensa não a fez desistir, pelo contrário, e o episódio aumentou sua persistência em busca do que pudesse ajudá-la a melhorar de vida: passar de empregada doméstica a microempresária.

 

Tudo mudou quando ela foi “encontrada” pelo projeto Territórios da Cidadania, iniciativa da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), e foi com o projeto que Francisca dos Santos aprendeu a calcular os preços de venda das bonecas.

 

“Antes eu vendia pelo dinheiro que precisasse, e agora eu sei quanto custou e quanto eu preciso ganhar para o negócio ser viável”, analisou, ao enaltecer o trabalho da consultora de apoio do Sebrae Edna Maia.

 

Segundo a consultora, primeiramente são identificadas as lideranças do lugar de atuação, e ela confessa que, às vezes, se envolve “um pouco mais” com o cliente ao estabelecer uma relação tão próxima que lhe permite sugerir caminhos.

 

Edna Maia é a mesma consultora que acompanhou, do outro lado do DF, a empreendedora Mirian Aparecida de Souza, dona de uma pequena creche localizada no Condomínio Porto Rico, em Santa Maria.

 

Considerada uma das regiões mais pobres e violentas do Distrito Federal, a região do condomínio Porto Rico abriga famílias que vivem em condições de extrema pobreza.

 

Mirian Aparecida Foto Mary Leal 1“Os pais não têm condições e, quando podem, me pagam com algum serviço”, relatou Mirian, ao apontar obras realizadas na creche que foram feitas por pedreiros e carpinteiros que têm filhos matriculados no estabelecimento.

 

Mirian considera que, mais do que um negócio, a creche representa um trabalho social, mas reconhece que isso a deixou em situação financeira complicada no ano passado e que o atendimento recebido pelo projeto Territórios da Cidadania foi fundamental para reverter o problema.

 

 

 “O projeto me ajudou com a organização interna, que inclui planilhas de gastos e investimentos”, revelou Miriam Aparecida, ao lembrar a relação de confiança que estabeleceu com pais desempregados, mas sem perder o foco do próprio negócio.

 

Davi Régis Abisai Freitas Foto Mary Leal

Hoje, a creche de Mirian está em fase de ampliação e emprega 13 funcionários, além de atender bem a clientela.

 

Ao notar a presença da equipe de reportagem da Agência Brasília, Regis Cardoso de Freitas, pai do aluno Davi Freitas (6 anos), destacou o trabalho desenvolvido no local: “Percebi que as professoras e a diretora são o mesmo que mães. Elas cuidam, dão amor, carinho e respeito”, afirmou.

Uma das últimas “clientes” do projeto Territórios da Cidadania, Ana Lúcia Soares da Silva é proprietária de um estabelecimento na expansão de Samambaia que revende produtos agrícolas para áreas rurais.

 

Ela participa há pouco tempo do projeto e confessa que chegou a acreditar que as oficinas –ministradas à noite, depois do expediente na loja- seriam chatas.

Ana Lúcia Soares Foto Mary Leal

 

“Foi tão bom que até esqueci a hora”, entusiasmou-se Ana Lúcia, ao afirmar que deseja dobrar o tamanho do estabelecimento nos próximos meses.

 

Apesar do fim do projeto Territórios da Cidadania no DF, o gestor do programa, Thiago Rodrigo Barros, explicou que as cidades não incluídas estão em fase de análise e estudo pelo Sebrae para uma possível extensão de atendimentos.

 

Ainda de acordo com Thiago Barros, os empreendedores interessados nos cursos de capacitação podem procurar os Agentes de Desenvolvimento Territorial nas administrações regionais ou o próprio Sebrae, que estão sempre à disposição para fornecer as mesmas orientações prestadas pelo projeto.

 

Tabela com a relação das RA´s atendidas pelo projeto Territórios da Cidadania: 

Região Administrativa

Localidade

Gama RA II

Ponte Alta Norte

Recantos das Emas RA XV

Água Quente

Riacho Fundo RA XVII

Sucupira

Riacho Fundo II RA XXI

CAUB I e II

Samambaia RA XII

Expansão da Samambaia Quadras: 427,429,431,433,627,629,631,633, 800 e 1000 (indicação do DIDEC)

Sobradinho II RA XXVI

Toda a cidade

Itapoã  RA XXVIII

Toda a cidade

Fercal RA XXXI

Toda a cidade

Sobradinho RA V

Nova Colina (não tem definido legalmente a qual RA pertence)

Paranoá RA VII

Quadra 18 (Transversal):18, 20, 22, 24 e 34 e Quadra 21 (Transversal):21, 23 e 25

São Sebastião XIV

Morada do Bosque, Vila Nova, Bela Vista, Res Vitória, Vila do Boa, Morro da Cruz

Planaltina RA VI

 Vale do Amanhecer;

Varjão RA XXIII

Toda a cidade

Brazlândia RA IV

N R Alexandre de Gusmão

Scia (Estrutural)  RA XXV

 Setor Oste Quadras 4,5,6,7 e 8; – Setor Norte Quadras 2,3, e 4; ( SCVS com 240 empresas)
Cabe informar que estas áreas são de Baixo IDH e que estão na Rota do Lixão.

Ceilândia RA IX

Condomínio Sol Nascente, Por do Sol e Privê ( 25 Por do Sol e 25 Privê)

Santa Maria RA XIII

Condomínio Porto Rico

Recantos das Emas RA XV

Quadra 500 (508,509,510,511)

(C.D /J.S)