25/06/2013 às 16:16

Suassuna dará aula-espetáculo no Teatro Nacional

Projeto terá também exposição fotográfica inédita de Alexandre Nóbrega e um ciclo de filmes sobre a vida e a obra de Ariano

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (25/6/13) – Ariano Suassuna apresenta, na próxima quinta-feira (27), às 20h, no palco da sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, sua famosa aula-espetáculo para defender a cultura brasileira e a identidade nacional, evento com entrada franca.

 

“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”, afirmou o mestre Ariano, como costuma ser chamado.

 

A aula-espetáculo do escritor integra um projeto maior, o Ariano Suassuna – Arte como missão, que promove ainda uma exposição fotográfica inédita de Alexandre Nóbrega e um ciclo de filmes sobre a vida e a obra de Ariano.

 

A exposição, que será montada pela primeira vez, reúne 30 fotografias assinadas pelo fotógrafo que tem uma convivência muito próxima com o escritor e o acompanha nas viagens que faz pelo Brasil.

 

Nóbrega tem acesso a momentos descontraídos do cotidiano do autor de O Auto da Compadecida, como Suassuna deitado no chão do saguão de um aeroporto, lendo, à espera de um voo atrasado, e suas visitas ao interior de estados como Paraíba e Pernambuco.

 

A mostra poderá ser vista de 28 de junho a 10 de julho, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

 

O ciclo de filmes, que acontece durante dois finais de semana, nos dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho, na Caixa Cultural Brasília, será integrado por oito títulos, entre ficções e documentários.

 

ESPETÁCULO – Na aula da próxima quinta, aberta ao público e sujeita a lotação, por ordem de chegada, o escritor costuma defender “com argumentos irrefutáveis” a cultura brasileira e a identidade nacional, condena a cultura da globalização e demonstra que, para ele, arte não é mercado, é missão.

 

O projeto Ariano Suassuna – Arte como missão foi idealizado e é coordenado por Elias Sabbag e Marcos Azevedo, e percorrerá ainda seis capitais de estados e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

Considerado por diversos críticos o principal escritor brasileiro em atividade, Ariano Suassuna também é conhecido pelo trabalho como dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, idealizador e principal teórico do Movimento Armorial.

 

Serviço:

AULA-ESPETÁCULO

Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional

Data: 27 de junho (quinta)

Horário: 20h

Entrada franca, por ordem de chegada (sujeito à lotação da Sala Villa-Lobos)

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional

Data: de 28 de junho a 10 de julho

Visitação: das 9h às 21h

Entrada franca

 

CICLO DE FILMES

Local: Caixa Cultural Brasília

SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da Caixa

Data: 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho

 

(M.M.)