27/06/2013 às 20:20

Mutirão em Planaltina erradicará focos de dengue

Cidade teve 476 casos confirmados neste ano, e em todo o DF contaminações caíram 83,2% entre maio e junho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto Renata Sousa -SES/DF

PLANALTINA (27/6/13)- Um mutirão de combate à dengue vai vistoriar residências do Vale do Amanhecer, Estância Mestre D’Armas e Arapoanga, em Planaltina, neste sábado (29), em busca de focos do mosquito Aedes aegipty.

 

“Registramos aumento de casos, (então) decidimos que o mais eficaz é entrar nas casas, identificar os focos e esperar que os moradores retirem prováveis criadouros -como pneus e latas- para serem recolhidos pelo SLU”, explicou a coordenadora-geral de Saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues.

 

O índice de risco de transmissão da dengue na região é de 600 para cada 100 mil habitantes, acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de, no máximo, 300 para cada 100 mil pessoas – só neste ano foram 1.364 casos notificados e 476 confirmados.

 

A mobilização será realizada por profissionais da área de Saúde, com apoio da Administração Regional de Planaltina, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), agentes de vigilância ambiental e agentes comunitários, de lá o serviço segue para outras cidades

 

Um grupo formado por órgãos envolvidos no combate à dengue mantém calendário de reuniões com lideranças comunitárias de regiões com altos números de casos da doença, com o objetivo de sensibilizar as famílias para permitir que os agentes de saúde entrem nas casas.

NÚMEROS- A quantidade de casos de dengue confirmados no DF começou a cair neste mês: foram 386 contaminações entre 1º e 24 de junho, contra 2.307 durante todo o mês de maio, uma redução de 83,2%.

 

“Desde março, as ações passaram a ser mais rigorosas, sendo reforçadas principalmente nas regiões endêmicas, a fim de se criar uma barreira para o mosquito”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

Nas 25 primeiras semanas de 2013 (entre 1º de janeiro e 24 de junho), foram 9.123 casos confirmados de dengue, e 42% (3.838) deles são importados de outros estados.

 

(H.O/M.D)