27/06/2013 às 13:44

PM prende 33 e evita vandalismo na Esplanada (ampliação*)

Direito à manifestação foi mantido sem nenhum excesso devido a procedimentos táticos seguidos à risca por policiais

Por Adriana Machado, da Secretaria de Segurança


. Foto: Valter Campanato/ABr

BRASÍLIA (27/6/13) – As forças de segurança do DF prenderam 33 manifestantes durante protesto na Esplanada, dois deles presos antes mesmo do início do protesto por portar drogas e objetos que poderiam ser usados em atos de vandalismo e para hostilizar a tropa que fazia a segurança.

 

“Somos a favor da livre manifestação democrática e defendemos os verdadeiros manifestantes que desejam fazer seu protesto com tranquilidade, o que condenamos é a ação de banderneiros que usam um movimento legítimo para depredar patrimônio público e se confrontar com a polícia”, ressaltou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

 

Entre os detidos, quatro eram menores e foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), os demais seguiram para a 5ª Delegacia de Polícia, na área central.

 

Nenhum manifestante foi ferido durante os protestos, diferentemente dos policias que estavam no local – cinco PMs acabaram machucados, mas sem gravidade.

 

Todos os detidos foram liberados após assinatura do termo circunstanciado, pois acusados de crimes classificados como de pequeno potencial ofensivo, e, por isso, assumem o compromisso de estar à disposição da Justiça.

 

“A Polícia não reage, ela age. Analisamos, em conjunto com a Corregedoria da PMDF, todas as imagens que são gravadas por órgãos de segurança e garantimos que quaisquer excessos serão revistos”, afirmou o comandante-geral da PMDF, Jooziel de Melo Freire.

 

Quando questionado sobre o fato de que alguns profissionais da mídia foram alvo de bombas de efeito, Freire ressaltou que nenhuma bomba é direcionada e que pessoas que estão nesses locais devem estar preparadas a situações como essa.

 

Os protestos começaram pacificamente, mas à noite os manifestantes começaram a se exaltar, com arremesso de garrafas de água e cerveja nos policiais militares, que tiveram que utilizar de bombas de efeito moral e spray de pimenta para acalmar a multidão. 

 

* Essas informações foram dadas hoje pelo comandante-geral da PMDF, Jooziel de Melo Freire, durante solenidade de entrega de 50 novos ônibus – que começam a circular amanhã na Estrutural – pela Expresso São José

 

(M.M.)