28/06/2013 às 11:51, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

População da Estrutural aprova novos ônibus

Expresso São José entregou hoje os primeiros 50 veículos que marcam o começo da renovação da frota

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF- 28/06/2013

BRASÍLIA (28/6/13) – Os primeiros novos ônibus – que marcam o início do processo de renovação da frota no DF – saíram logo cedo da rodoviária da Estrutural, onde os usuários aprovaram a estreia dos veículos, operados pela Expresso São José, e seguiram viagem na companhia do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli.

 

“Não tem nem comparação com os ônibus que estavam rodando. Moro na Estrutural há 12 anos e essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de ir para o meu trabalho com conforto”, disse a auxiliar de serviços gerais, Elizete Souza França, 34 anos.

 

A diarista Maria Teresa Cruz, 26 anos, disse que nunca imaginou um dia ver tantos ônibus novos em sua cidade e que agora o trajeto de casa para o trabalho será mais prazeroso.

 

“Disseram que eles iriam chegar hoje na cidade e não acreditei. Mas aí está a prova. Vou trabalhar muito mais feliz”, afirmou Cruz.

 

Número 162 tirará dúvidas sobre mudanças no transporte coletivo

 

Os moradores da Estrutural agora podem contar com 50 ônibus – 39 efetivos e 11 reservas – e em até 120 dias a Expresso São José colocará 576 carros nas ruas, renovação da frota que foi comemorada pelo governador Agnelo Queiroz, que fez um dos trajetos do veículo na cidade.

 

“Essa é a concretização de um sonho. A próxima cidade que receberá os próximos ônibus será Brazlândia e, na medida em que as empresas forem recebendo os veículos, vamos entregá-los à população”, garantiu o chefe do Executivo regional.

  

DF terá 20 novos ônibus a cada duas semanas

 

O diretor-técnico do DFTrans, Lucio Lima, disse que o cronograma de entrega dos veículos que serão operados pela empresa Pioneira DF – responsável pela bacia 2– será divulgado ainda hoje.

 

IDENTIFICAÇÃO – Os veículos da São José circularão na cor dourada, semelhante à tonalidade que o grupo usa hoje, e virão equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas.

 

Também terão rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados a suas necessidades.

 

Outras inovações são sistema de som, GPS, além de computador de bordo que ajudará o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros.

 

(M.M.)