28/06/2013 às 14:22

Secretaria de Habitação terá escritórios móveis para visitar cidades

Veículos itinerantes percorrerão regiões administrativas e darão mais agilidade aos atendimentos de pessoas beneficiadas por programas habitacionais

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília

BRASÍLIA (28/6/13) – Para levar o atendimento dos programas habitacionais às regiões administrativas do DF, de forma itinerante, a Secretaria de Habitação (Sedhab) comprará duas unidades móveis com R$2,7 milhões em recursos liberados hoje pelo Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis).

“A aquisição facilitará o atendimento da secretaria, o que é indispensável aos programas Regularizou, é Seu! e Minha Casa Minha Vida/Morar Bem”, destacou o secretário-adjunto da Sedhab e presidente substituto do Fundhis, Rafael Oliveira.

Agora, com a liberação dos recursos, o próximo passo será lançar o edital de licitação para compra dos veículos, mas a expectativa da secretaria é ter as duas unidades móveis -que receberam o nome de Expresso Habitação- em funcionamento até março de 2014.

Atualmente, o Núcleo de Atendimento da Codhab, no Setor Comercial Sul, recebe cerca de 20 mil pessoas por mês, por isso a secretaria acredita que os dois escritórios itinerantes desafogarão o atendimento e trarão mais agilidade aos programas habitacionais desenvolvidos pela pasta.

O Expresso Habitação contará com dois semirreboques, onde ficarão os escritórios, e um pequeno caminhão responsável pelo transporte das unidades, além de equipamentos complementares de comunicação e informática.

Haverá 17 servidores para atender ao público em cada uma das duas unidades, que seguirão juntas para a mesma região administrativa, mas se instalarão em pontos opostos da cidade -com previsão de permanência na área por 30 dias.

Um dos objetivos do Expresso Habitação é a descentralização do atendimento, o que possibilita maior acesso do cidadão à Sedhab/Codhab –principalmente aqueles com deficiência física- pois não precisarão mais sair das cidades onde moram para serem atendidos.

FUNDHIS — Criado pela Lei Complementar nº 762, de 23 de maio de 2008, o Fundhis gerencia o orçamento dos programas e políticas habitacionais, entre eles os voltados para aquisição, construção, conclusão, melhoria, reforma, locação social e arrendamento de unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais.

(H.O/T.V)