30/06/2013 às 17:46

Saúde oferece tratamento antitabagismo

Interessados em deixar de fumar podem entrar em contato pelo telefone 136

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto:Marcello Camargo ABr-29/05/2013

BRASÍLIA (30/6/13) – Estimativas da Secretaria de Saúde apontam que 14% da população brasiliense é fumante e, para reduzir este índice, o órgão disponibiliza tratamento gratuito que deve ser solicitado pelo Disk Saúde, no telefone 136.

“Nos 60 centros de Saúde que estão prestando esse tipo de atendimento, estamos com uma procura muito grande de pessoas que querem parar de fuma e a tendência é capacitarmos mais profissionais para isso, porque a demanda só aumenta”, explicou o coordenador de Controle do Tabagismo, Celso Rodrigues.

Conforme dados da pasta, o número de fumantes no DF passou de 450 mil para 310 mil na última década, entretanto, apesar da redução, o quantitativo ainda é elevado e serve de estímulo para a realização de campanhas de combate ao tabagismo.

Além da ligação para aderir ao tratamento, a orientação da secretaria é que os interessados procurem o centro de Saúde mais próximo da residência e inicie o acompanhamento médico feito por equipes de profissionais de diversas áreas.

De acordo com Rodrigues, o cigarro tira, em média, 10 anos de vida de uma pessoa, além de provocar um processo de envelhecimento precoce.

“Uma grande preocupação da OMS são as doenças crônicas, aquelas que são potencialmente evitáveis se as pessoas tivessem mais saúde. Um dos hábitos mais saudáveis que existem é não fumar. São milhões de mortes anuais no mundo todo”, lamentou.

Saiba mais

» Ao procurar apoio para deixar de fumar, o paciente passa por uma avaliação clínica, onde o profissional identifica qual a relação do fumante com o cigarro, que é composta da história tabagista do paciente (idade de início, número de cigarros por dia, tratamentos anteriores).

» No início do tratamento, os profissionais avaliam, ainda, o grau de dependência à nicotina e dependência psicológica, condicionamento, grau de motivação para parar de fumar, investigação de doenças relacionadas, entre outras informações.

» Após avaliação é traçado um plano terapêutico e o acompanhamento médico é realizado com consultas individuais ou sessões em grupo.

» Caso haja indicação, são prescritos medicamentos com o objetivo de reduzir os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina.

» Entre os medicamentos estão gomas de mascar, pastilhas e adesivos de nicotina -com o objetivo de aliviar os sintomas de abstinência da substância- e outras drogas que reduzem a compulsão pelo cigarro.

(F.M./T.V)