30/06/2013 às 16:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Cinco toneladas de lixo do show recolhidas antes das dez da manhã

Cerca de 80 garis trabalharam na força tarefa que demonstrou todo o emprenho do órgão em manter a cidade em ordem

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Brito-05/06/2013

BRASÍLIA (30/6/13) – Quem passou pelo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha esta manhã pôde reparar que as cinco toneladas de lixo produzidas pelo público que assistiu ao show Renato Russo Sinfônico foram recolhidas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) antes mesmo das 10h.

 

“Demos continuidade a uma nova estratégia montada no aniversário de Brasília, que nos possibilita limpar os locais em tempo recorde. Colocamos todo um efetivo durante os eventos e, quando eles terminam, já temos quase tudo limpo”, explicou o gerente de Limpeza Urbana do SLU, Daniel Rocha.

 

O trabalho da primeira equipe de limpeza, composta por 20 garis, começou às 16h com o recolhimento de resíduos dos estacionamentos ao redor do estádio, locais em que o público deixou os veículos.

 

A segunda equipe, composta por 30 pessoas, trabalho das 22h às 5h e se concentrou na limpeza dos arredores da arena, onde o SLU disponibilizou 120 lixeiras para que os expectadores não jogassem lixo pelas avenidas da capital.

 

A terceira e última equipe, também formada por 30 garis, iniciou os trabalhos às 7h de hoje e conseguiu, em apenas duas horas, finalizar todo o recolhimento dos resíduos deixados pelo público que participou do tributo a Renato Russo.

 

Os 80 servidores do órgão fizeram a limpeza apenas na área externa, uma vez que uma empresa particular foi contratada para realizar o mesmo trabalho dentro do estádio.

 

Outra ação que demonstrou o emprenho do órgão em manter a cidade em ordem foi a limpeza da Festa do Seu João, sexta-feira (28), no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, onde equipes de garis recolheram, na área externa do evento, 800 kg de resíduos.

 

“Estamos em uma nova era de recolhimento de lixo, acompanhando o sistema. Recebemos a orientação do nosso diretor geral no sentido de otimizar os serviços e estamos cumprindo para melhorar o atendimento à população”, completou Rocha.

 

Além da atuação no espetáculo de ontem, o SLU também se prepara para fazer a limpeza da Esplanada dos Ministérios, hoje, local que será palco de um encontro de comunidades evangélicas.

 

Para esta operação, que se inicia às 13h e vai até a meia-noite, o SLU escalou 100 servidores que ser revezarão no recolhimento de lixo da área central de Brasília.

 

(F.M./T.V.)