03/07/2013 às 20:14, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Mais de 620 mil proprietários receberam o documento do veículo

Quem pagou e não recebeu o registro em casa pode obter informações pelo 154

Por Da Redação, com informações do Detran-DF


. Foto: Pedro Ventura – 03/10/2012

BRASÍLIA (3/7/13)- Mais de 620 mil proprietários de veículos receberam até hoje o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) espera concluir a entrega até setembro.

 

“Quem pagou todos os débitos e ainda não recebeu o documento do carro pode ligar para o 154 ou acessar o site do Detran e verificar o andamento. O índice de devolução pelos Correios é considerável”, afirmou o coordenador-geral de atendimento do órgão, Uelson Praseres.

 

A empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – contratada pela autarquia para realizar a entrega – faz três visitas ao domicílio indicado no registro do veículo e, caso não consiga, devolve o documento para os postos de atendimento do Detran.

 

Segundo Praseres, grande parte dos contribuintes quitou os débitos, e, na comparação com 2012, aumentou em 30% o número de proprietários que honraram o compromisso dentro do prazo.

 

Por conta disso, até mesmo o percentual de entrega está superior: até os primeiros dias de julho de 2012, foram pouco mais de 400 mil documentos entregues, enquanto neste ano chegou a 620.400.

 

O coordenador orienta aos proprietários de veículos emplacados no DF que regularizem a situação antes de iniciar a viagem de férias.

 

“Para quem vai viajar nesse período seria importante quitar todos os débitos, licenciar o veículo e só viajar com o documento atualizado, do exercício (ano) de 2013, para evitar constrangimento em outros estados, onde o prazo de licenciamento já terminou”, explicou.

 

Os proprietários que têm débitos com o IPVA podem obter o boleto no site www.fazenda.df.gov.br, ao clicar na aba CIDADÃO e em seguida IPVA – 2ª via – na página seguinte, e digitar o número do Renavam.

 

Os que ainda não licenciaram, ou deixaram de pagar multas e o seguro obrigatório, podem se dirigir a qualquer posto de atendimento do Detran ou acessar o site do Detran, no www.detran.df.gov.br, no campo “consultar veículo”.

 

Aqueles que não regularizarem a situação estarão sujeitos a fiscalização, que terá início previsto para 1º de outubro, com aplicação de multa de R$191,54, sete pontos na CNH, além de veículo apreendido.

 

(V.R/M.D.)