04/07/2013 às 20:37

Obra garante acessibilidade ao trecho 3 do SIA

Projeto vai refazer calçada entre ponto de ônibus na EPTG e instituto que atende a quase mil pessoas com deficiência

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira – 27/05/2013

SIA (4/7/13) – Frequentadores do SIA e deficientes físicos (cadeirantes, amputados, cegos etc) terão a partir de outubro pouco mais 2 km de calçada reformada e adaptada com rampas, no trecho entre a parada de ônibus da EPTG e um instituto profissionalizante para pessoas com necessidades especiais.

“Vamos corrigir desníveis no passeio, instalar piso tátil, barras para delimitar o espaço dos cadeirantes e rampas”, explicou hoje o diretor de Obras da administração regional do SIA, Rafael Conte a respeito da obra que atenderá principalmente os alunos do Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência (Icep Brasil).

A obra, executada pela ENGW Construções e orçada em R$143 mil atenderá o trecho 3 onde, por conta do Icep Brasil, milhares de deficientes são atendidos.

“Só neste semestre, vamos qualificar cerca de mil deficientes. São cadeirantes, cegos, pessoas com bengala, dificuldades de locomoção em geral. É sempre muito difícil chegar aqui por causa dos obstáculos no caminho”, acrescentou o presidente do instituto, Sueide Miranda Leite.

O ICEP é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo qualificar e inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, entre outros serviços, fabrica cadeiras de roda abaixo do valor de mercado para pessoas carentes.

Segundo a Administração Regional do SIA, mais de 2mil metros de calçadas foram licitadas no início do ano para melhorar a acessibilidade em toda a cidade, e empresários serão notificados para desobstruir passeios e áreas públicas ocupadas irregularmente.

(H.O/T.V)