04/07/2013 às 13:23

Homicídios caem 11,8% no primeiro semestre

Policiamento provoca redução do crime, que caiu de 400 para 353 casos

Por Da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Mary Leal – 23/04/2013

BRASÍLIA (4/7/13) – O primeiro semestre terminou com queda de 11,8% nos registros de homicídios no DF, em comparação com o mesmo período do ano passado, resultado do trabalho conjunto da Polícia Civil e Militar – foram 353 casos registrados, frente aos 400 de janeiro a junho de 2012.

 

“A redução é fruto do ‘Programa Ação pela Vida’, que promove a atuação integrada entre as quatro forças de segurança, com isso, nos primeiros seis meses deste ano, tivemos 47 mortes a menos do que no primeiro semestre do ano passado”, destacou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

 

Algumas Regiões Administrativas que antes apresentavam índices preocupantes começaram a reagir e registrar números bem menores do que no ano passado, como é o caso da Vila Estrutural, que computou dez homicídios nos seis primeiros meses deste ano, contra 25 no ano passado.

 

“A construção e inauguração de uma companhia de Polícia Militar na Estrutural e a identificação e prisão de criminosos ajudou a reduzir o número de mortes violentas na Estrutural”, disse o comandante-geral da PM, coronel Jooziel de Melo Freire.

 

As forças de segurança também conseguiram reduzir o número desses crimes em cidades como Ceilândia, onde foram registrados 80 casos neste ano contra 83 – a mesma tendência de baixa ocorreu na cidade de Samambaia, que teve 31 mortes violentas neste ano, contra 41 no mesmo período do ano passado.

 

Leia mais

Ação pela Vida reduz criminalidade no DF

Sequestro-relâmpago recua 32% no DF

 

(M.M.)