05/07/2013 às 20:33

Começa disputa pela Universíade de 2019

Brasília inicia defesa para ser sede do terceiro maior evento esportivo do mundo

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Fotos: Arquivos

BRASÍLIA (5/7/13)– Brasília continua na disputa para sediar a Universíade 2019 – terceiro maior evento esportivo do mundo-, e, para reforçar a candidatura, representantes do GDF estão em Kasan, na Rússia, para acompanhar de perto a movimentação da edição 2013 do evento, que começa amanhã.

 

“É um acontecimento que traz um legado importante, principalmente para a Universídade de Brasília, por deixar a estrutura esportiva”, explicou hoje, em Kasan, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

 

O secretário destacou ainda outro ponto positivo, pois a capital federal ampliará a estrutura para competições esportivas.

 

“Já temos espaços muito bons, construídos para a ocasião da Copa das Confederações e na expectativa da Copa do Mundo e, com este evento, poderemos alcançar todas as modalidades do esporte”, ressaltou Neves, ao lembrar que a Universíade não despende tanto dinheiro como a Olimpíada.

 

Brasília concorre com as cidades de Baku (Azerbaijão), Budapeste (Hungria), Krasnoyarsk (Rússia) e Valais (Suíça), e o resultado será divulgado no dia 9 de novembro.

 

Atletas como os ginastas Daiane dos Santos e Arthur Zanetti despontaram na competição deste ano, que reúne diferentes modalidades esportivas.

 

Além de Luis Otávio Neves, o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, a subsecretária de Fomento a Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo, Flávia Malkine, estão na cidade russa para compreender melhor a logística, estrutura e público do evento.

 

“Hoje já podemos experimentar, in loco, os serviços de recepção e hospitalidade no aeroporto, dedicado a atletas e delegações e imprensa”, detalhou a subsecretaria.

 

A abertura oficial da Universíade 2013 será amanhã, com hasteamento das bandeiras de todos os países participantes, na Vila Olímpica, às 10h, com a presença do presidente da República da Rússia, Vladimir Putin.

 

A delegação brasileira tem 358 pessoas entre atletas e equipe técnica.

 

UNIVERSÍADE – Organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitário, a competição reúne, a cada edição, cerca de 12 mil atletas universitários entre 17 e 28 anos, de mais de 100 países.

 

Os jogos acontecem desde 1923 e só foram sediados na América Latina em 1963, quando a edição ocorreu em Porto Alegre (RS).

 

(V.R/J.S)