08/07/2013 às 21:57

Representantes do GDF visitam alojamentos da Universíade

Secretários de Turismo e Esporte foram tomar nota dos preparativos que Brasília deverá adotar, caso seja sede do evento esportivo em 2019

Por Mariana Monteiro, da Agência Brasília

Kazan (Rússia – 8/7/13) – Os secretários do GDF das pastas de Esporte, Júlio Ribeiro, e de Turismo, Luís Otávio Neves, visitaram hoje a vila olímpica da Universíade 2013, que Brasília quer sediar em 2019, e que até 17/7 reunirá em Kazan (Rússia) milhares de atletas universitários de 166 países.

 

Os representantes do Executivo regional puderam ver as instalações do prédio onde os estudantes brasileiros estão hospedados, assim como as quadras esportivas, dentro do condomínio projetado para abrigar até 15 mil pessoas, entre atletas e equipes técnicas.

 

Tiveram a oportunidade de verificar as bicicletas e os mini carros para transporte dentro do complexo habitacional, além da infraestrutura de alimentação oferecida por uma rede de lanchonetes e por um restaurante com comidas árabe, asiática, europeia, onde são servidas saladas, massas e pratos típicos russos.

 

Também checaram os sistemas de segurança, a forma como os esportistas são transportados até os locais de competição, e os serviços médico, fisioterápico, massoterápico e psicológico oferecidos durante as disputas.

 

A vila olímpica de Kazan foi construída em uma área de 274 mil m2, e poderá alojar os atletas que disputarão o Mundial de Esportes Aquáticos (2015) e a Copa do Mundo de Futebol (2018), na Rússia.

 

Posteriormente, o governo de Kazan pretende que o espaço aloje os alunos universitários da cidade.

 

Além de Brasília, Baku (capital do Azerbaijão) e Budapeste (sede do Executivo húngaro) se apresentaram como candidatas a receber a Universíade em 2019, e a cidade escolhida será conhecida em novembro próximo.

 

(M.M/M.M.M)