Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/07/2013 às 23:27
Iniciativa tem como objetivo ajudar as crianças a denunciar e até mesmo se prevenir contra o crime
BRASÍLIA (10/7/13) – Crianças internadas no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) assistiram, hoje, a uma peça educativa sobre violência sexual contra menores de idade, criada pela residência de enfermagem e o “Projeto Violeta”, para ensiná-las e ajudá-las a denunciar e prevenir-se contra abuso e exploração sexual.
“Fizemos uma história descontraída que é baseada em um livro didático. A intenção é entreter as crianças e ao mesmo tempo educá-las, pois muitas vezes o crime não é denunciado por medo ou falta de informação”, explicou a chefe do “Projeto Violeta” do HMIB, Elizabeth Maulaz.
Para que os menores tivessem um maior aprendizado e relacionassem a vida real com a história, o grupo se caracterizou e contou a história de forma animada.
Para o delegado-adjunto da delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Rogério Borges, iniciativas como a do projeto podem ajudar a criança a denunciar o crime e até prevenir que o abuso e a exploração sexual sejam realizados.
“Quando a vítima é criança, (ela) costuma confundir o abuso com carinho devido à própria idade. No momento que elas são informadas nas escolas, hospitais e no meio familiar, descobrem que aquela ação é errada”, disse o delegado.
Segundo Rogério, é fundamental que os pais conversem com os filhos diariamente. “Se o pai ou a mãe notar algum comportamento diferente no filho, deve conversar com ele para descobrir o que aconteceu. Se tiver sido abuso ou exploração, podem denunciar pelo número 100 ou pelo 197”, concluiu o delegado.
Neste ano, o “Projeto Violeta”, que atende crianças e mães vítimas de agressão e violência sexual, assistiu cerca de 580 crianças vítimas de agressão sexual.
Para ser atendido pelo projeto, o paciente pode entrar em contato pelo número 3345-7609 ou ir diretamente ao HMIB.
(T.V)