11/07/2013 às 20:13, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

DF seguirá padrão do governo federal para elaborar orçamento

União quer promover padronização entre estados para aprimorar aplicação dos recursos públicos

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura – 11/07/2013

BRASÍLIA (11/7/13)- O Distrito Federal é uma das primeiras unidades da Federação a adotar o sistema da União para elaborar e acompanhar a execução do orçamento, o que, para o GDF, melhorará a aplicação dos recursos públicos, novidade apresentada hoje no 2º Encontro da Rede Nacional de Planejamento e Orçamento (Renop).

 

“Com isso, estamos ganhando em qualidade de gestão, eficiência e em redução de custos, pois não pagamos pelo sistema”, esclareceu o subsecretário de Planejamento Governamental do DF, José Agmar de Souza, que detalhou também os ganhos do DF com a implementação do modelo.

 

A Renop foi criada em 2012 pelo Ministério do Planejamento e serve como grupo de estudo, composto por técnicos de todos os estados e do DF para promover a padronização dos orçamentos públicos, uma forma de melhorar a destinação de recursos em todo o país.

 

“O investimento federal, se for coordenado com o estadual e com o municipal, com certeza resulta numa agenda de desenvolvimento”, destacou a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do ministério, Esther Bemerguy.

 

“Se não houver essa coordenação (entre estados, municípios e União), nós teremos bons empreendimentos isolados, mas não teremos o desenvolvimento do território”, acrescentou Bemerguy.

 

SISTEMA- Um dos resultados conquistados pela rede foi a disponibilização gratuita, pelo Ministério do Planejamento, do sistema Integrado de Orçamento Público do governo federal para estados e municípios.

 

O Distrito Federal e a Paraíba saíram na frente e são as únicas unidades da Federação que começaram o utilizar o modelo da União até agora, por isso os dois apresentaram juntos as experiências hoje no encontro.

 

O secretário de Planejamento do DF, Luiz Paulo Barreto, participou da abertura do evento, na quarta-feira (10), como representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento.

 

(H.O/J.S),