13/07/2013 às 14:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Atendimento especializado para diabéticos no Gama

Tratamento reduz chances de amputações de membros comprometidos de pacientes com a doença

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura – 01/12/2011

BRASÍLIA (12/7/13) – O Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético da Regional Gama, instalado no hospital regional da cidade, oferece atendimento especializado para tratamento do diabetes, o que reduz as chances de perda ou amputação de membros de pacientes comprometidos pela doença.

 

“O paciente diabético apresenta um risco 15 vezes maior de ser submetido a amputações quando comparado com a população sem a doença”, explicou hoje o cirurgião vascular, Carlos Schüler.

 

Segundo ele, as lesões se originam normalmente  após pequenos traumas dos membros inferiores, mais comuns nos pés, devido à perda a sensibilidade “protetora” do doente.

 

Com isso, os ferimentos provocados por objetos pontiagudos, ou mesmo por calçados inadequados, não são percebidos de imediato e avançam para feridas maiores.

 

Segundo ele, o risco é maior quando o diabetes está relacionado à insuficiência vascular periférica (quando as artérias das pernas sofrem obstrução).

 

“Nesses casos, frequentemente, se faz necessário efetuar procedimentos para melhorar o aporte sanguíneo dos membros inferiores, para promover a cicatrização de feridas ou evitar grandes amputações”, explicou Schüler.

 

A dona de casa Edivânia Maria de Jesus, 42 anos, chegou ao ambulatório com quadro de infecção no pé direito, ele foi internada para provável amputação da perna.

 

Com o acompanhamento, foi amputado apenas um dos dedos do pé, e agora ela recebe a assistência da equipe de 15 em 15 dias somente para retirada de calosidades.

 

“Devido aos cuidados e à atenção dos profissionais de saúde, não tenho mais o risco de perder a perna”, relatou.

 

O serviço atende os usuários de Gama e Santa Maria, e, para ter acesso, é necessário ter sido encaminhado ou avaliado por outro profissional de saúde que tenha verificado previamente o caso e agendar o atendimento -o primeiro é feito pelo enfermeiro.

 

O Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético, que realizou 1.323 atendimentos nos cinco primeiros meses do ano, também atende a especialidade de endocrinologia.

 

A equipe é composta por três enfermeiras, três endocrinologistas, um cirurgião vascular e cinco técnicas de enfermagem. O serviço integra a Coordenação Central de Diabetes da Secretaria de Saúde.

 

Serviço

Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético da Regional Gama

Endereço: Hospital Regional do Gama

Obs.: Para ser atendido, é necessário encaminhamento médico.

 

(A.S./M.M.)