15/07/2013 às 20:29

Carreta da Mulher tem novo endereço em Samambaia

Programa da Secretaria de Saúde do GDF realizou mais de mil exames em duas semanas de atendimento na Quadra 431

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal – 06/04/2013

BRASÍLIA (15/7/13) –  A partir de hoje, as moradoras da Quadra 302 de Samambaia Sul, ao lado da Clínica da Família, contarão com a Carreta da Mulher, que estava desde o início do mês na Quadra 431 da cidade e realizou mais de mil exames em duas semanas.

“Já fiz a mamografia, e o atendimento foi rápido. Agora, estou aguardando para fazer outros dois exames. Gostei muito. A carreta precisa voltar muitas vezes por aqui”, afirmou a moradora da região, Arlete Aparecida Nunes, que foi à unidade móvel bem cedo para fazer mamografia, ecografia de abdômen total e o preventivo.

Outra beneficiada foi a operadora de produção Luiza Maria Pietraski, que, aos 47 anos, nunca fizera uma mamografia. “Eu vim para fazer mamografia preventiva e a transvaginal. Há treze anos que não ia ao médico. Vi que é importante cuidarmos da saúde”, revelou.

Novo Endereço – De acordo com o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, a carreta conseguiu atender as necessidades da comunidade feminina da Expansão de Samambaia, ao ponto de sobrarem vagas para alguns exames, por isso a ida para a Quadra 302 foi antecipada.

Manoel Fontes ressaltou ainda a importância de a comunidade feminina comparecer à carreta e realizar os exames, a fim de prevenir os cânceres de mama e de colo do útero, por exemplo.

Segundo Fátima Rola, uma das coordenadoras da Carreta da Mulher, além da prevenção, a unidade móvel se destaca por facilitar o acesso aos exames essenciais para a saúde das mulheres.

“Ajudar na prevenção com diagnósticos rápidos de câncer de colo do útero e de mama e ainda acesso facilitado aos exames bem próximo de casa são objetivos da Carreta da Mulher”, explicou Fátima.

Para a diretora Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, a Carreta da Mulher ajuda a atender uma demanda reprimida e diminuir a fila de espera por esses exames.

Exames – Na Carreta da Mulher, as moradoras podem contar com exames de mamografias, ultrassonografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau), importantes para prevenção e diagnóstico.

Para as mamografias e ecografias, é necessária a apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos.

No caso do preventivo, não há necessidade de requisição médica, e o exame é indicado para todas as mulheres que tenham iniciado a vida sexual.

A carreta disponibiliza 150 procedimentos por dia -50 mamografias, 50 preventivos e 50 ecografias-, e o atendimento ocorre mediante distribuição diária de senhas às 7h -50 por exame, 25 pela manhã e 25 à tarde.

Para fazer os exames, é necessário levar documento de identidade e cartão do SUS.

O funcionamento da unidade é das 8h às 12h e das 13h às 17h, e a unidade móvel permanecerá em Samambaia até o dia 9 de agosto.

Todas as informações sobre a Carreta da Mulher e cronograma de permanência nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br.

(T.V)