16/07/2013 às 21:20

Trânsito alterado no Balão do Periquito (Gama)

Alteração deve durar três meses, fechou o balão e desviou o tráfego para três novas alças de acesso, em razão das obras do Expresso DF

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Geilson Lima-27/05/2013

BRASÍLIA (16/7/13)- Em função das obras do Expresso DF, o balão do Periquito, na entrada do Gama, sofreu novas alterações hoje, desde às 17h, quando todos os acessos à rotatória foram fechados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o tráfego de veículos transferido para três novas alças.

Essa operação deve durar três meses, e há possibilidade de congestionamento no trecho, portanto a recomendação do DER é que os usuários procurem rotas alternativas.

A interdição é necessária para terminar o encabeçamento, espécie de ligação entre as partes do viaduto em construção no local, onde os carros passarão a usar, ao invés do balão, retornos abertos nas rodovias DF-065, DF-480 e DF-001. (veja arte abaixo)

 

                                                                          materia


ENTENDA– Para quem sai do Gama, em direção ao Plano Piloto, o fluxo permanece como está, pois os veículos podem passar pelo viaduto debaixo do balão normalmente, sem entrar na área interditada. Mas nos outros sentidos do trânsito as mudanças serão as seguintes:

1) No sentido Plano Piloto-Gama, os carros acessarão uma alça antes do balão, seguirão pela DF-001 sentido Recanto das Emas para, em seguida, pegar um retorno no sentido Gama.

2) Para ir do Recanto das Emas a Santa Maria pela DF-001, será necessário acessar primeiro a DF-480, sentido Gama, pegar o retorno aberto próximo à casa noturna Bola na Rede e depois retornar à DF-001.

3) Quem for do Gama ou de Santa Maria em direção ao Recanto das Emas deve primeiro seguir pela DF-065 sentido Catetinho, retornar próximo ao Combinado Agrourbano de Brasília (CAUB) para então acessar a DF-001.

O Expresso DF tem previsão de conclusão da primeira etapa para dezembro e trará benefícios para os moradores do Gama, Santa Maria, Park Way e Entorno Sul do DF, que contarão com corredores exclusivos do BRT para chegar ao Plano Piloto.

(H.O/T.V)