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18/07/2013 às 22:24
Secretaria de Educação discute com Ministério Público do DF Termo de Ajuste de Conduta para garantir conclusão do ano letivo
BRASÍLIA (18/7/13) – A Secretaria de Educação reforçou hoje, durante reunião com o Ministério Público do Distrito Federal sobre a reorganização da educação básica da rede pública, que a conclusão do ano letivo está garantida e sem prejuízos para os alunos.
“Estamos discutindo sobre o Termo de Ajuste de Conduta para dar garantia aos estudantes, e nossa preocupação é que não haja prejuízos para o ano letivo. Nenhum aluno perderá o ano até porque a lei não permite”, destacou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.
A promotora Marcia Pereira da Rocha adiantou que o MPDFT colocou o assunto para a avaliação dos próprios alunos, pais e professores para que eles digam, com clareza, se a metodologia para aplicação do sistema de ciclos e semestralidade nas escolas públicas está adequada.
“O acordo prevê que a ampliação ou adoção do novo sistema seja baseada em cláusulas. As discussões estão avançadas, e acredito que na semana que vem seja possível fechar essa questão”, argumentou a promotora.
Segundo o Sindicato dos Professores do DF, a proposta da Secretaria de Educação é boa, pois o aluno é avaliado de uma forma mais eficiente.
“Acreditamos, no entanto, que as escolas devem definir como vão terminar o ano letivo, de uma maneira que não prejudique os alunos”, enfatizou a diretora da instituição, Rosilene Corrêa.
REESTRUTURAÇÃO – A estratégia pedagógica de organizar os componentes curriculares em semestres -semestralidade- busca promover a reestruturação curricular do Ensino Médio para reduzir os índices de reprovação, tornar mais efetiva a relação entre alunos e professores e qualificar a aprendizagem.
O ciclo de aprendizagem, aplicado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pretende atender as diferentes necessidades dos estudantes e não adota a progressão automática, mas a progressão continuada, o que permite que o aluno tenha tempo maior do que o determinado pelo ano letivo para aprender.
A adesão ao novo sistema é voluntária e atualmente mais de 200 escolas aplicam o modelo.
(I.F/J.S)