19/07/2013 às 19:11, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Mutirão retira uma tonelada de lixo de casa em Taguatinga

Moradora acumulava entulho no quintal há dez anos, mas agora passa por acompanhamento psicológico para abandonar o vício

Por Da Redação, com informações da Administração Regional de Taguatinga


. Foto: Divulgação Ascom/Taguatinga

 TAGUATINGA (19/7/13)- A administração regional de Taguatinga começou hoje a retirar mais de uma tonelada de lixo que estava acumulada na casa de uma moradora da cidade, chamada pelos vizinhos como “Rainha do Lixo”.

 

“Já realizamos operações anteriores para a retirada do entulho, mas a moradora voltava a acumular o lixo. Com isso, resolvemos acionar a Secretaria de Saúde para que ela pudesse dar o apoio psicológico necessário”, informou o administrador Carlos Jales.

 

Há dez anos, a aposentada guarda todo tipo de entulho, tanto dentro de casa como no quintal e em frente à residência, mas todas as tentativas da administração até agora para resolver o problema foram ineficientes porque ela voltava a guardar o lixo.

 

Porém, há cinco meses, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), especializado em atendimento psiquiátrico, realiza acompanhamento médico e psicológico com a moradora para entender a fixação pelo acúmulo de objetos e mostrar-lhe os riscos da prática.

 

“Trabalhamos vários meses. Criamos um vínculo com ela. Temos um sentimento de satisfação em poder estar ajudando não só ela, mas toda sua família e a comunidade”, destacou a gerente do CAPS II, Girlene Marques.

 

O lixo é separado para que seja vendido a empresas de reciclagem e o que não der para reciclar será encaminhado ao lixão -a previsão é que ação dure vários dias.

 

Cerca de 50 pessoas do CAPS II, Vigilância Ambiental, Administração Regional de Taguatinga e Serviço de Limpeza Urbana participam da operação.

 

(H.O./M.D.)