21/07/2013 às 17:35

Detentos participarão de Festival de Arte

Evento que promove a ressocialização desperta talentos dentro de penitenciárias do DF

Por Da Redação, com informações da Funap

BRASÍLIA (21/7/13) – Internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal poderão se inscrever, até o dia 9 de agosto, no IX Festival de Arte e Cultura (Fest’Art), evento voltado ao desenvolvimento de atividades culturais que estimulam a autoestima dos presidiários e auxilia no processo de ressocialização.

 

“A realização do Fest’Art no Sistema Penitenciário do Distrito Federal é uma quebra de paradigmas”, destacou hoje o diretor executivo da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap), Adalberto Monteiro.

 

Nesta edição do Festival, o tema abordado será “O Circo”, e os internos poderão apresentar trabalhos nas áreas de artesanato, desenho, música, poesia, dança e teatro.

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos detentos com os chefes dos Núcleos de Ensino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

A confirmação da participação será feita após análise e aprovação do trabalho pela comissão organizadora, que observará a originalidade e relação com o tema.

 

O festival é composto por duas etapas: na primeira, uma seleção feita pela comissão organizadora e por jurados; e, na segunda, as apresentações serão avaliadas por jurados que não integram o sistema prisional.

 

Para a detenta Camila Neri, que cumpre pena em regime semiaberto e trabalha na Funap, o evento incentiva os internos a verem a vida de um modo diferente.

 

Ela, que participou da última edição do festival, aprova a iniciativa: “Participar do festival nos traz liberdade de poder expressar os nossos sentimentos”.

 

Os candidatos inscritos e selecionados para a primeira etapa recebem certificado de participação e camiseta.

 

Os três primeiros colocados de cada unidade e categoria recebem uma premiação em dinheiro.

 

(F.M/J.S)