21/07/2013 às 16:58

Saúde leva assistência a posto mais distante de Brasília

Desde o início do ano, cerca de 187 famílias foram atendidas na zona rural de Almécegas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal – 24/08/2012

BRASÍLIA (21/7/13) – Cerca de 800 pessoas foram atendidas este ano no posto rural de Almécegas, a unidade de saúde da rede pública do Distrito Federal mais distante de Brasília, localizada a aproximadamente 30 quilômetros de Brazlândia.

 

“São 187 famílias atendidas, que somam em torno de 800 pessoas muito distantes umas das outras”, informou hoje a coordenadora da equipe de saúde responsável pela cobertura da área, enfermeira Kênia Antunes Ribeiro.

 

O diferencial dessa região é a baixa procura da população pelos serviços por causa da distância, que pode chegar a 30 quilômetros – o equivalente ao trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e Taguatinga.

 

Ainda de acordo com a coordenadora da equipe de saúde, a produtividade do serviço é refletida não só no número total de atendimentos, mas também na atenção permanente e eficaz sobre cada família e cada indivíduo, tanto no próprio posto como em visitas domiciliares.

 

HIPERTENSÃO – O problema de saúde mais frequente entre os moradores de Almécegas é a hipertensão, e de acordo com os técnicos de saúde, existe resistência em mudar os hábitos alimentares, como incluir os vegetais na dieta de arroz, feijão e carne.

 

Na avaliação da médica Débora Dornelas, a rotina pesada de trabalho também não incentiva a busca pelos benefícios da atividade física saudável: “É preciso repetir muito e insistir sempre com as orientações”.

 

(L.C/J.S)