22/07/2013 às 17:24

Hospital de Samambaia ganha novos leitos de emergência

Ampliação deve ser concluída em um mês e dobrará capacidade de atendimento a pacientes em estado mais grave

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Brito – 24/10/2012

 SAMAMBAIA (22/7/13)- A emergência do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) terá o número de leitos da ala vermelha -destinada a pacientes em estado mais grave- ampliado de três para sete, após reforma iniciada na sexta-feira (19) e que deve ser concluída em aproximadamente um mês.

 

“Com essa reforma, daremos mais suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ampliar nossa capacidade de atendimento às urgências e emergências”, explicou hoje o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes.

 

A sala amarela da emergência -que recebe pessoas em estado intermediário- continuará com os oito leitos que possui atualmente -quatro femininos e quatro masculinos-, mas ganhará pontos de oxigênio a vácuo e de ar comprimido.

 

Para o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Élio de Aguiar, a ampliação e a reforma na ala de emergência impactará no acolhimento de toda a população de Samambaia.

 

“Essa reforma melhorará muito a assistência médica aos pacientes, já que dobrará a capacidade de atendimento”, informou.

 

Atualmente, há redução na capacidade de leitos do box de emergência por causa das obras, mas os casos de pronto-atendimento que chegam ao HRSam são atendidos normalmente e apenas o encaminhamento de pacientes transferidos de outros hospitais e pelo Samu será restringido.

 

CENTRO CIRÚRGICO- Recentemente o centro cirúrgico do Hospital de Samambaia também foi ampliado, com a abertura de um terceiro ambiente para cirurgias de pequena e média complexidade e a troca de todos os equipamentos de iluminação.

 

“Com essas ampliações, sairemos de uma média de dez cirurgias eletiva para, no mínimo, 60 procedimentos por mês, a partir do mês de agosto”, informou o chefe da Unidade de Clínicas Cirúrgicas, Ricardo da Silva Gomes.

 

No espaço, são realizados procedimentos como cirurgia de hérnia, de vesícula, de tireóide, reconstrução de trânsito intestinal, vasectomia, mastectomia com reconstrução mamária, entre outras.

 

(H.O./M.D.)