23/07/2013 às 12:29, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Crescimento acelerado do BRB traz resultados inéditos

Medidas adotadas desde o início de 2011 fizeram entidade ampliar rede, aplicar em novos negócios e alcançar lucros nunca registrados

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira – 24/02/2012

BRASÍLIA (23/7/13) – As políticas de gestão adotadas pelo Banco de Brasília (BRB), nos últimos dois anos e meio, tornaram a entidade mais competitiva no mercado financeiro e atrativa para grandes investidores, segundo avaliação feita hoje pelo presidente da instituição financeira, Paulo Roberto Evangelista.

 

“A decisão do governo foi na direção do crescimento, e, por isso, o BRB tem investido pesado para expandir no mercado brasileiro, principalmente, ser o banco mais forte do Centro-Oeste”, destacou Evangelista.

 

De acordo com ele, o BRB deu um salto em 2013 -dados do 1º trimestre- com o aumento da carteira de crédito em 111,93%, ao alcançar a cifra de R$6,640 bilhões, o dobro do registrado em 2010, quando se marcou R$3,133 bilhões.

 

Outro destaque foi o aumento acentuado do lucro líquido da entidade – que em 2012 foi o maior da história, com R$215,39 milhões, frente aos R$96,04 milhões de 2011.

 

“E no primeiro trimestre de 2013, nós já alcançamos um lucro de R$59 milhões, ou seja, 34,9% superior ao mesmo período de 2012”, afirmou o presidente da instituição.

 

Quanto à ampliação da rede física, o BRB abriu 10 novas agências, entre 2011 até julho de 2013, aumento de 102 para 112 unidades.

 

A expansão ocorre também com os correspondentes bancários, que, em dois anos e meio, saltaram de 96 para 250, crescimento de 160%.

 

Com isso, são 362 pontos de atendimento (112 agências e 250 correspondentes) no DF e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Esse foi um dos fatores que elevou a quantidade de clientes de 497 mil para 574 mil.

 

“Vamos inaugurar, no próximo mês, mais uma agência no Novo Gama (GO) e, em breve, a do Shopping Popular. Nossa meta é, até 2014, abrir mais dez agências”, observou Evangelista.

 

NOVOS NEGÓCIOS – O BRB lançou este mês uma parceria com a Global Payments para oferecimento da máquina de captura de pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

 

A proposta, segundo o banco, é ter um equipamento “ágil, confiável e que tenha uma plataforma segura” e, ainda, com preços competitivos.

 

Com as máquinas, que começaram a ser comercializadas nas empresas do DF este mês, a pretensão do banco é atuar no Centro-Oeste com o fornecimento dos equipamentos, captura e processamento de pagamentos e liquidação de compras.

 

“Nós estamos crescendo bastante e superando as metas para esse investimento, instalando o dobro de máquinas da quantidade esperada diariamente”, detalhou Evangelista, ao afirmar que as taxas oferecidas são competitivas em relação às outras empresas que atuam no segmento há mais tempo.

 

O banco também firmou uma parceria para que os BRBs Conveniência ofereçam serviços da Secretaria de Fazenda, como emissão de certidões e retirada de segunda via de documentos.

 

COMPETITIVIDADE – Os avanços registrados colocaram o BRB como o 36º banco em patrimônio líquido no ranking das 50 maiores instituições do ramo no Brasil, segundo pesquisa da Revista Exame, edição de julho; em depósito em poupança, a instituição é a 11º entre as 100 maiores da América Latina.

 

Confira abaixo os principais destaques do BRB:

 

                    

  RESULTADOS CONSOLIDADOS

       Segmento

DEZEMBRO DE 2010

1º TRIMESTRE DE 2013

      Carteira de crédito

R$ 3,133 bilhões

R$ 6,640 bilhões

      Patrimônio líquido

R$ 707 milhões

R$ 1 bilhão

     Transações por   correspondentes

R$ 1,540 milhões

R$ 2,650 milhões

      Número de agências

102

112

   Número de correspondentes    bancários

96

250

     Quantidade de clientes

497 mil

574 mil

    Quantidade de gerentes

202

468

 

(A.S/J.S)