Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/07/2013 às 14:29
Ação realizada hoje em Samambaia percorrerá Paranoá, Guará e Asa Sul com vacinação, testes rápidos e palestras sobre a doença
BRASÍLIA (23/7/13) – A Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GEDST), da Secretaria de Saúde, promove diversas ações em unidades de saúde do DF, até domingo (28), no Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais.
A programação de hoje (23) é no Hospital Regional de Samambaia, que oferecerá a realização de testagem rápida para hepatite, sobretudo à população de risco, como policiais, bombeiros, manicures, pedólogos, tatuadores, tatuados, profissionais de saúde e pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993.
O cronograma de ações terá continuidade, nesta quinta-feira (25), no Centro de Saúde 1 do Paranoá e, sexta-feira (26), no Centro de Saúde 2 do Guará.
No domingo (28), as ações serão realizadas na Unidade Mista de Saúde da Asa Sul, em parceria com a ONG Candango C, quando haverá a vacinação contra a doença das 9h até às 17h, na Quadra 508/509 Sul.
“Além da vacinação também serão realizados testes rápidos de hepatite C, com aconselhamento e agendamento, acompanhamento dos casos reagentes, mobilização de trabalhadores e populações acrescidas de risco”, informou a gerente da Unidade Mista da Asa Sul, Leonor Lannoy.
A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Eudóxia Dantas, explicou que a vacina, antes indicada apenas para pessoas da faixa etária de 0 a 29 anos, foi ampliada há um mês para pessoas de até 49 anos.
“Durante a semana, vamos intensificar a divulgação da mudança da faixa etária, a importância da vacinação contra as doenças e a atualização dos cartões de vacinas das crianças”, destacou Dantas.
HEPATITE- “A hepatite é uma inflamação no fígado causada por vírus, representado por três doenças distintas conhecidas como hepatite A, B e C. Em alguns casos o paciente pode ficar com cirrose ou câncer no fígado, por isso a importância de tomar a vacina”, explicou o médico infectologista, Felipe Freitas.
O especialista informa que a hepatite A atinge principalmente as crianças e é transmitida por água ou alimentos contaminados. “Apenas 1% dos casos leva à insuficiência hepática fulminante. Quando isso ocorre, há necessidade de transplante”, explicou o médico.
Na hepatite B a transmissão ocorre principalmente por sexo sem proteção. De acordo com Felipe, em 95% dos infectados a doença regride espontaneamente, e, em 5% dos casos, ela pode evoluir para a forma crônica que pode causar cirrose e câncer de fígado.
A medida mais eficaz na proteção contra hepatite B consiste na vacinação, que, no Brasil, está disponível para crianças, adolescentes, indivíduos de até 49 anos de idade, bem como populações vulneráveis. São necessárias três doses para uma imunidade protetora.
A hepatite C é considerada uma das mais perigosas, pois é transmitida com acidentes de agulhas contaminadas e drogas injetáveis. “Na hepatite C, apenas 15% dos pacientes não evoluem para a forma crônica. Para ela ainda não existe vacina, mas tem tratamento antiviral”, concluí o infectologista.
PROGRAMAÇÃO
• Terça-feira (23) – Hospital Regional de Samambaia (HRSam).
• Quinta-feira (25) – Centro de Saúde nº 1 do Paranoá.
• Sexta-feira (26) – Centro de Saúde nº 2 do Guará.
• Domingo (28) – Unidade Mista da Asa Sul.