24/07/2013 às 15:20

Primeira creche pública, em parceria com governo federal, será inaugurada em outubro

Até 2014, 112 unidades serão entregues na capital federal; todas elas atenderão crianças entre 0 e 5 anos

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação CRE Sobradinho

BRASÍLIA (24/7/13) – O processo de construção de 112 creches no DF está em ritmo acelerado, com 24 obras em execução, 45 em fase de licitação, 43 em finalização de projeto. Uma delas, a primeira da região, será inaugurada em outubro, em Sobradinho II.

 

“As creches causarão um grande impacto positivo no DF e foram feitas em atendimento às antigas reivindicações da população. Esta gestão fez algo inédito: é a primeira vez que se terá uma creche pública por aqui”, destacou a subsecretária de Logística da Secretaria de Educação, Reuza Durso.

 

As obras da primeira escola encontram-se em fase final -acabamento e a instalação de revestimentos-, e as outras 23 unidades em que os trabalhos estão em execução deverão ser inauguradas no início de 2014.

 

Cada unidade de educação infantil custará R$ 2,6 milhões e terá aproximadamente 3,6 mil m² de área construída, com paisagismo, salas multiuso e instalações adequadas para atender até 110 crianças de 0 a 5 anos – um total 2.530 mil alunos assistidos em toda a rede.

 

As creches, chamadas formalmente de Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi), possuem oito salas de aula cada uma e funcionarão em horário integral, com expediente de 10 horas por dia, período durante o qual serão servidas cinco refeições.

 

“Nosso objetivo é tirar as crianças do abandono, colocando-as sob o atendimento de pessoas capacitadas e em uma creche com estrutura de qualidade que proporcione o desenvolvimento. Trabalhamos muito para isso e estamos funcionando como se fôssemos uma fábrica de creches”, comparou Reuza.

 

A expectativa da Secretaria de Educação é concluir todas as 112 unidades até o final do próximo ano quando todas as regiões administrativas do DF deverão ser assistidas por esse serviço.

 

(F.M./M.M.)