24/07/2013 às 19:31, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Prorrogada conscientização ambiental e de saúde na Estrutural

Projeto Caesb vai à comunidade atendeu mais de seis mil imóveis e continuará na cidade por mais duas semanas

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito – 07/03/2012

BRASÍLIA (24/7/13) – O projeto “Caesb vai à comunidade” – que atendeu mais de seis mil imóveis de 8 a 23 de julho na Estrutural – continuará na cidade por mais cerca de duas semanas até visitar todas às residências para orientar a população sobre medidas ambientais e de saúde.

 

“Estamos orientando sobre como utilizar o sistema de esgotamento sanitário e também falando sobre ações para prevenir doenças. É importante que a população fique atenta e siga todas as recomendações”, alertou a gerente de Orientação e Educação Hidrossanitária, Zélia Aparecida de Souza.

 

Segundo ela, a ação é realizada em parceria pela Secretaria de Saúde, Administração Regional e Companhia de Abastecimento de Brasília (Caesb), que designaram uma equipe de 45 profissionais, entre eles, agentes da vigilância ambiental, técnicos de saneamento e agentes comunitários.

 

Nessa primeira etapa, as equipes visitam cada residência e explicam o uso adequado do sistema de abastecimento de água. “Muitos moradores ainda fazem o lançamento de esgoto na via pública, porque ainda não fizeram a ligação com a rede já disponibilizada pela Caesb”, salientou a gerente.

 

De acordo com ela, a empresa pública instalou caixas de ligação em todas as moradias, mas muitos proprietários ainda não concluíram a ligação interna de suas casas.

 

Além disso, a comunidade também apresentou dificuldade com o armazenamento nas caixas d’água, que precisam ser limpas a cada seis meses e devem ser fechadas com tampas que garantam o isolamento interno.

 

“Se mal tampadas, as caixa d’águas podem se tornar criadouros de mosquitos, inclusive ser foco de dengue. Além disso, a sujeira pode ser fonte transmissora de doenças”, salientou Zélia Souza.

 

A gerente destacou, ainda, que a segunda fase do projeto são as palestras, que ocorrem todas as quartas-feiras, até o dia 14 de agosto, às 19h, na Administração Regional.

 

O público-alvo são todos os moradores, mas principalmente os líderes comunitários, que serão multiplicadores das informações.

 

Após esse período de sensibilização, haverá acompanhamento em todas as casas para verificação do cumprimento das recomendações.

 

(M.M.)