25/07/2013 às 22:45

Ação faz 100 testes de Hepatite C no Paranoá

Campanha faz parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a doença, celebrado no próximo domingo

Por Da Redação, com com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura-07/03/2013

PARANOÁ (25/7/13) – A população do Paranoá fez hoje, durante a manhã, 100 testes rápidos para Hepatite C como parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a doença, que será celebrado no próximo domingo, dia 28.

“Nós realizamos mais testes do que esperávamos para o meio período. Fizemos uma boa divulgação pela cidade durante a semana”, complementou a coordenadora de DST/HIV e Hepatites Virais da região administrativa, Regina Pinto.

A ação foi organizada pela Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, da Regional de Saúde do Paranoá, onde são realizados testes para HIV, sífilis, hepatite B e C e também vacinação para hepatite B em pessoas com até 49 anos.

Para o chefe do Núcleo de Assistência e Tratamento em DST, Thiago Amorim, o controle da doença é importante pois os sintomas demoram a aparecer. “As hepatites B e C são doenças silenciosas e o diagnóstico precoce evita complicações da doença, além de ser uma forma de prevenção,” alertou.

Durante a campanha foram distribuídos folhetos explicativos sobre os riscos e prevenção da enfermidade.

Quem quiser fazer os testes de hepatite e HIV pode procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência.

Amanhã, a população do Guará poderá fazer testes rápidos para hepatite C e vacinação no Centro de Saúde nº 02, e no domingo é a vez de a Asa Sul receber a mobilização na Unidade Mista, das 9h às 17h.

(I.F/T.V)