25/07/2013 às 21:41

Emater-DF coleta recipientes de agrotóxicos no núcleo rural Jardim

Segundo especialista, recolhimento adequado representa saúde para trabalhador rural

Por Da Redação, com informações da Emater-DF


. Foto: Divulgação-Emater Goiás

BRASÍLIA (25/7/13)- A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realiza amanhã, no núcleo rural Jardim (Região Administrativa do Paranoá), das 9h às 12h, mais uma campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos.

 

“Com isso, toda a sociedade ganha pois garantimos menos impacto ambiental e mais saúde para o trabalhador rural e sua família”, explicou o especialista da gerência de Agroecologia e Meio Ambiente da empresa, Marcos Maia.

 

Segundo o engenheiro agrônomo, ações como essa são importantes para conscientizar o produtor rural sobre a correta destinação e sobre o armazenamento adequado do material: “É preciso guardá-lo em um cômodo afastado da residência, cercado, trancado e com ventilação”, orientou.

 

Maia ainda destacou que é preciso observar a correta lavagem do recipiente antes da devolução.

 

Esta é a 8ª campanha do gênero realizada pela Emater-DF em 2013 – estão previstas mais oito até o final do ano.

 

CONTROLE — A Lei nº 9.974/2000, regulamentada pelo Decreto nº 4.074/2002, determina que os recipientes vazios de produtos agrícolas devem ser devolvidos aos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridos.

 

Mas, diante da dificuldade que os produtores têm em voltar ao local de aquisição, a empresa realiza a campanha de recolhimento.

 

Além disso, o Distrito Federal oferece dois postos de coleta – um em Brazlândia e outro no Programa de Assentamento Dirigido – PAD/DF, administrado pela Associação das Empresas de Agronegócio (Aeagro-DF).

 

Após recolhidas, as embalagens são enviadas para Luziânia (GO), onde são recicladas e aproveitadas na fabricação de caixas e tubos de esgoto, caixas de eletricidade e outros equipamentos de infraestrutura comunitária que têm pouco contato humano.

 

AÇÃO INTEGRADA — Durante a ação, serão oferecidas palestras sobre análise de solo, irrigação e alimentação saudável, e no dia 9 de agosto a equipe levará a ação ao núcleo rural Buriti Vermelho, na mesma região.

 

(V.R/J.S)