27/07/2013 às 18:26

Gama recebe campeonato de rugby em cadeira de rodas

Cidade tem a única equipe do esporte no Centro-Oeste

Por Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto:Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby

 GAMA (27/7/13) – O Centro Olímpico do Gama sedia até domingo (28) o 2º Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira em Rodas, que reúne equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, além do BSB Quad Rugby, única equipe de rugby em cadeira de rodas do Centro-Oeste.

 

“Um dos objetivos do campeonato é divulgar o esporte. Precisamos de mais equipes para termos com quem jogar e, assim, melhorar o entrosamento do nosso time”, afirmou Francisco Abrantes, 32, atleta do time desde a fundação do time em 2010.

 

No torneio os quatro times jogam entre si, e os dois melhores disputam as finais, programadas para amanhã à tarde.

 

O BSB Quad Rugby treina no Centro de Orientação Sócio Educativa (Cose), do Gama Oeste, mantido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

 

“Vamos disputar no fim do ano, em Matinho, no Paraná, o Campeonato Brasileiro, que já tem 11 equipes inscritas”, contou Paulo Higino, da equipe técnica do time, que busca patrocínio para a competição nacional.

 

HISTÓRIA – O esporte foi criado no Reino Unido em 1845 como uma variação do futebol. O objetivo é a marcação de pontos, quando uma bola com formato achatado é levada para a região oposta à da equipe.

 

Nos jogos de 2016, no Rio de Janeiro, o rugby será, pela primeira vez, um esporte olímpico e paraolímpico.

 

“Como o Brasil é o país-sede já tem vaga garantida. Por isso é importante divulgar o esporte para termos uma seleção forte”, completou Abrantes.

 

Hoje os jogos acontecem às 16h e às 20h, e amanhã (28), às 9h30 e 13h.

 

(M.D.)