27/07/2013 às 12:33

Imprensa terá treinamento para cobrir protestos

Capacitação, pioneira no país, será realizada em 15 e 16 de agosto por oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura-10/06/2013

Imprensa fará curso de segurança para atuar em manifestações


BRASÍLIA (27/7/13) – A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal promoverá em agosto a Oficina de Segurança para Profissionais da Imprensa em Áreas de Manifestações Públicas, curso pioneiro no país, para capacitar jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas na cobertura desses eventos.

 

“O nosso objetivo é ajudar a imprensa a fazer o trabalho dela com segurança, até porque a cobertura que fazem é bem-vinda e democrática, e queremos auxiliar para que a façam sem se ferirem”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

O curso será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, oito horas por dia, e terá o comando de oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para, inicialmente, 20 profissionais da imprensa.

 

Durante as manifestações realizadas por todo o país desde junho, jornalistas de vários meios de comunicação se feriram na cobertura dos protestos – um dos casos mais recentes foi do repórter atingido por um coquetel molotov no Rio de Janeiro esta semana.

 

“O que motivou essa oficina foi justamente os casos de jornalistas que se feriram no exercício de sua profissão. Conhecemos vários casos de correspondentes de guerra que são vítimas fatais por se colocarem em situação de risco”, ressaltou o secretário de Segurança.

 

Ainda segundo Sandro Avelar, atualmente apenas a França promove um curso semelhante como parte das recomendações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

PROTEÇÃO – Para um dos responsáveis pela capacitação, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wilton de Melo, um dos principais procedimentos de segurança abordados no curso será a proteção que deve ser utilizada pela imprensa na coberta desses protestos.

 

“Nas incursões, o policial utiliza colete, óculos, escudo, joelheira e capacete. Há toda uma preocupação com a segurança pessoal. O profissional da imprensa se preocupa com a câmera ou seu instrumento de trabalho e nada mais”, detalhou Melo, ao lembrar que alguns profissionais morreram em operações.

 

Na segunda-feira (29), a Secretaria de Comunicação enviará à imprensa os convites do curso por e-mail – caso a demanda de profissionais seja maior que o previsto, a pasta não descarta a possibilidade de realizar mais dias de capacitação.

 

Conteúdo proposto:

 

– Conceituação de distúrbios e manifestações: 2 horas de capacitação

– Controle de Distúrbios Civis (CDC): 2 horas de capacitação

– Direitos humanos e uso diferenciado da força: 2 horas de capacitação

– Equipamento de proteção individual (EPI), equipamento de proteção coletiva (EPC): 2 horas de capacitação

– Instrução tática individual: 1 hora de capacitação

– Demonstração de equipamentos (letais e menor potencial ofensivo): 2 horas de capacitação

– Mediação e negociação: 1 hora de capacitação

– Socorros de urgência (teoria e prática): 4 horas de capacitação

 

(L.C/J.S)