27/07/2013 às 15:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Moradores de Brazlândia ganham novas geladeiras

Programa que pretende substituir 24 mil refrigeradores até 2014 atendeu hoje 620 famílias

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto:Roberto Castro/GDF-27/07/2013

 BRAZLÂNDIA (27/7/13) – Os moradores de Brazlândia foram beneficiados hoje com a entrega de 620 geladeiras e 5 mil lâmpadas fluorescentes, ação que faz parte do programa “Cidadania com Energia”, da CEB, que garante energia de qualidade, economia na conta de luz, além de reduzir risco de sobrecarrega nas redes.

 

“Essa é uma ação social que tem repercussão na saúde, pois a população terá alimentos mais bem conservados, além de pagar menos em sua conta de energia”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

A meta do programa é substituir 24 mil refrigeradores e 150 mil lâmpadas até 2014 – somente neste ano foram trocadas 4 mil geladeiras e 18 mil lâmpadas na Estrutural, Planaltina, Sobradinho I e II e Riacho Fundo II.

 

Lançado em 2011, o programa tem como objetivo substituir lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos e geladeiras com mais de 10 anos de uso por novas de baixo consumo, troca que pode gerar uma economia de até 65% na conta das famílias.

 

É essa economia que o aposentado Joaquim José da Costa, 65 anos, espera que seu novo refrigerador faça. “Acho que minha conta, que hoje é de R$ 38, vai baixar para uns R$ 15. Equipamentos velhos puxam muita energia e com tudo novo essa realidade vai mudar”, afirmou.

 

A auxiliar de serviços gerais Janine Lacerda de Jesus, 26 anos, também partilha da mesma opinião, e completa que irá “comprar mais carnes e verduras com o dinheiro que sobrar para deixar a refeição dos três filhos melhor e mais farta”, comentou emocionada.

 

Paralelo ao evento, agentes de saúde de Brazlândia montaram, a pedido da administração da cidade, uma tenda para aferir gratuitamente a pressão, glicose, colesterol e triglicerídeos dos presentes.

 

“Essa ação, como outras do governo, como a Carreta da Mulher, diminuem a demanda de hospitais e centros de saúde para esses tipos de procedimentos. Isso melhora o atendimento nesses locais para outras demandas”, afirmou a diretora de Atenção Primária de Brazlândia, Nilzete Dutra.

 

Para selecionar os beneficiados com a troca de geladeiras e lâmpadas, são realizadas visitas técnicas nas residências enquadradas na tarifa social de energia e os refrigeradores com mais de 10 anos de uso, avaliados como ineficientes, são substituídos.

 

(M.D.)